Doação de agrosilício contribui para o uso sustentável do solo no Leste de Minas Gerais
Neste ano, 28 municípios assistidos pela regional da Emater em Governador Valadares já receberam 980 toneladas do produto, beneficiando cerca de 400 produtores
O Programa de Doação de Agrosilício tem estimulado o uso sustentável do solo entre agricultores familiares do Leste de Minas Gerais atendidos pela regional da Emater-MG em Governador Valadares. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Emater-MG, prefeituras e a empresa Harsco Environmental. Em 2025, os 28 municípios assistidos pela regional receberam cerca de 980 toneladas de agrosilício, beneficiando cerca de 400 produtores.

“O agrosilício serve para corrigir o pH do solo, substituindo o calcário. A correção do pH do solo é importante para que os nutrientes presentes ou adicionados ao solo estejam em forma disponível para a absorção pelas raízes das plantas”, afirma o coordenador regional de Culturas da Emater-MG, Jader Murta. Ele ressalta que o programa fornece agrosilício gratuitamente aos produtores, reduzindo os gastos com insumos químicos e, principalmente, aumentando a produtividade e qualidade da produção da agricultura familiar.
Para o gerente regional da Emater-MG em Governador Valadares, Ademar Pires, “o programa vai além da entrega do insumo, pois contribui para criar entre os agricultores uma cultura permanente de análise e cuidado com o solo, resultando em práticas mais sustentáveis e em maior valorização da agricultura familiar”. Essa ação também está alinhada às metas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), fortalecendo a produção de alimentos saudáveis e de base agroecológica para a merenda escolar.
Gislei Alves dos Santos trabalha com pecuária de leite no município de São José do Divino. A propriedade dele produz 200 litros de leite por dia, que são comercializados com uma cooperativa da região. Desde 2024, ele participa do programa e utiliza o agrosilício na pastagem e na lavoura de cana, que serve como suplementação alimentar para o seu rebanho. Ele conta que, ao utilizar o fertilizante, conseguiu reduzir gastos e melhorar a qualidade da cana e da pastagem de sua propriedade.
“Minha motivação foi o melhoramento da pastagem. O apoio da Emater foi muito bom, porque, hoje, precisamos desse acompanhamento técnico. A aplicação foi tranquila e já percebi melhora na rebrota”, disse. Com isso, Gislei pretende aumentar de um para dois hectares a lavoura de cana e, também, já pensa em ampliar a área de pastagem do gado.
Lançado em 2024, o Programa de Doação de Fertilizantes é executado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Emater-MG e a Harsco Environmental, instituição que realiza a doação do insumo às prefeituras. Os trabalhos têm como objetivo melhorar a qualidade do solo, aumentar a produtividade das lavouras e promover a sustentabilidade na agricultura.
“Essa união entre setor público e iniciativa privada fortalece a agricultura familiar, amplia o acesso a insumos de qualidade e assegura a democratização da tecnologia no campo”, afirma o superintendente de Inovação e Economia Agropecuária, Marlon Gomes Dias.
As equipes da Emater-MG são responsáveis pelo acompanhamento técnico de todo o processo, que é iniciado com a análise de solo e também auxilia na distribuição. “Em 2025, conseguimos distribuir 12.667 toneladas e a meta era de 10 mil, desta forma ampliamos o alcance da iniciativa, reforçando o compromisso com o fortalecimento da agricultura sustentável e o uso eficiente de insumos no campo”, diz o coordenador técnico estadual de Culturas, Sérgio Brás Regina.
Em 2025, o programa beneficiou 111 municípios mineiros. Em 2024 foram distribuídas cerca de 5 mil toneladas de agrosilício para 90 municípios. Clique aqui para saber mais sobre a campanha para o uso do agrosilício.