Educação capacita equipes do Sedine de toda rede estadual para a eficiência do Censo Escolar 2022  

Qualificação beneficia 104 profissionais que atuam diretamente na coleta de dados 

  • ícone de compartilhamento

Profissionais que atuam no Serviço de Documentação e Informação Educacional (Sedine), vinculado à Divisão de Atendimento Escolar da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), estão sendo capacitados em Ouro Preto, na região Central do estado. Durante a qualificação, 104 pessoas estão sendo aperfeiçoadas para garantir agilidade e eficiência na coleta de dados do Censo Escolar 2022.

SEE / Divulgação

As equipes participantes integram as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Minas e atuam diretamente na coleta do dado com as escolas estaduais. No encontro, que termina nesta quinta-feira (9/6), estão sendo orientados sobre o sistema Educacenso, gestão de usuários, dados, formulários, processos e fluxos do Sistema Mineiro de Administração Escolar (Simade).   

O levantamento sobre o Censo Escolar abrange as diferentes etapas e modalidades da Educação Básica: Ensino Regular, Educação Especial, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Profissional. Estes dados subsidiam políticas públicas para a melhoria da educação e sua realização cumpre a legislação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).  Apoio A secretária de Estado de Educação, Julia Sant´Anna, e o subsecretário de Articulação Educacional, Igor de Alvarenga, estiveram presentes no encontro nesta quarta-feira (8/6). A participação é mais uma forma de encurtar a comunicação entre a unidade central da SEE e as SREs, além de dar apoio ao planejamento das equipes do Sedine. 

“Em grande medida, foi graças ao trabalho dos Sedines que a Secretaria de Educação passou a ser definitivamente uma rede. Pelo trabalho desenvolvido, conseguimos que as escolas não fossem vistas de forma independente, e que conseguimos avançar nos processos de busca ativa. Que tenhamos cada vez mais orgulho desse trabalho. A gente entregou o maior Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do ensino médio da história de Minas Gerais graças, também, a todos vocês”, disse a secretária aos profissionais. 

Retomada

Segundo a superintendente de Organização Escolar e Informações Educacionais da SEE/MG, Simone Emerick, este é o primeiro evento presencial realizado com a equipe nos últimos dois anos, devido às restrições da pandemia de covid-19 e, agora, há muitas novidades que norteiam a agilidade e eficiência do processo.  

“Nesses dois anos tivemos mudanças significativas tanto no processo do Censo internamente, na Secretaria de Educação, com um olhar diferenciado sobre a produção do dado, assim como novidades no Censo principalmente relacionado às coletas dos itinerários formativos e das parcerias dos estados com as instituições de ensino filantrópicas e privadas”, diz Simone. Ela ressalta, ainda, a responsabilidade das informações. 

“O Censo Escolar é significativamente relevante porque vai subsidiar novas políticas públicas e, inclusive, as que já estão estabelecidas, como a merenda escolar, o programa de transporte escolar, livros didáticos, entre tantas outras situações que levam em consideração esses dados que a gente produz. A partir dessa capacitação, eles serão multiplicadores desse conhecimento nas suas regionais e no atendimento às suas escolas”, conclui a superintendente. 

 



Últimas