Educação de Minas promove formação do Enem MG para professores em Coronel Fabriciano

Nona edição reuniu 285 educadores da rede estadual e encerra o ciclo de capacitação de professores em 2025

  • ícone de compartilhamento

Nesta terça-feira (30/9), 285 professores e coordenadores do ensino médio da rede estadual participaram da última edição da Formação Enem MG, realizada em Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). O encontro fortaleceu o uso pedagógico da ferramenta Enem MG, da Editora Estudo Play, no planejamento docente e no acompanhamento das aprendizagens dos estudantes.

SEE / Divulgação

“Foram 47 regionais contempladas ao longo do ano, com um retorno e resultados positivos de todos os participantes. Nosso objetivo é qualificar, também, outras possibilidades de uso pedagógico da plataforma, apresentando e detalhando os testes de redação com todos os resultados comparativos que podem ser analisados”, afirma a diretora de Ensino Médio da SEE/MG, Vanessa Nicoletti.

Ao longo do encontro, os participantes exploraram recursos voltados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como relatórios individualizados, trilhas de aprendizagem, simulados, testes de redação e correção automática de textos por inteligência artificial. Também foram discutidas estratégias para integrar os dados da plataforma à rotina escolar, permitindo personalizar o ensino com base em evidências.

Estiveram presentes educadores das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Coronel Fabriciano, Caratinga, Manhuaçu, Guanhães, Nova Era e Ponte Nova. A programação incluiu a contextualização das ações do Enem MG, a apresentação do Manual do Professor, orientações sobre redação, análise de relatórios do 2º Simulado MG, além de palestras sobre a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e sobre recursos pedagógicos da Britannica Education.

Resultados que inspiram

A formação destacou os resultados expressivos obtidos por Minas Gerais no Enem 2024. O estado alcançou o 1º lugar nacional em redações com nota entre 980 e 1.000 pontos e também liderou no grupo de notas entre 950 e 980. Obteve a maior média entre todos os estados federativos, subindo do 4º lugar, em 2023, para a primeira posição. 

Além disso, registrou o menor percentual de redações em branco dos últimos quatro anos, também o menor entre todas as federações, e apresentou um aumento significativo na participação de concluintes.

Plataforma ampliada

Em 2025, a Plataforma Enem MG foi estendida para todos os anos do ensino médio, beneficiando cerca de 700 mil estudantes e permitindo uma preparação mais ampla e estruturada para o exame.

A Formação Enem MG em Coronel Fabriciano completa o ciclo de encontros regionais que já passou por Montes Claros, Teófilo Otoni, Belo Horizonte, Uberlândia, Juiz de Fora e Unaí, totalizando mais de 2,5 mil professores que foram capacitados este ano.



Últimas