Educação divulga orientação sobre o funcionamento das escolas da rede estadual em dias de jogos da Copa do Mundo

Há possibilidade de suspensão parcial ou total das atividades em datas de partidas da Seleção Brasileira, mas dias letivos deverão ser repostos 

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) já divulgou as orientações referentes ao funcionamento escolar nos dias de partidas da Seleção Brasileira de futebol durante a Copa do Mundo 2022, válidas para todas as escolas da rede pública estadual de ensino. O Brasil jogará de três a sete partidas na competição, a depender de seu desempenho nos jogos, no torneio que será realizado entre os dias 20/11 e 18/12, no Catar. 

Na primeira fase da competição, serão disputados três jogos do Brasil. Considerando que nos dias 24/11 (quinta-feira) e 2/12 (sexta-feira) os jogos ocorrerão às 16h, e que no dia 28/11 (segunda-feira) a partida será às 13h, os dias letivos e/ou atividades escolares das turmas em funcionamento nos turnos da tarde e da noite poderão ser suspensos parcialmente ou em sua totalidade. A suspensão das atividades deverá ser amplamente debatida com os servidores da educação, estudantes, pais e colegiado escolar, atendendo aos interesses e às necessidades do ensino.

Considerando ainda a necessidade da garantia do direito dos estudantes da educação básica ao cumprimento obrigatório e previsto dos 200 dias letivos e da carga horária prevista em legislação, as escolas deverão providenciar a imediata reposição dos dias letivos e da carga horária, nos dias de jogos da seleção. Os calendários das escolas estaduais poderão ser reorganizados, mediante autorização das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e apresentação de um cronograma de reposição. 

Caso a Seleção Brasileira se classifique para jogar as etapas seguintes da Copa do Mundo, a suspensão das aulas e/ou atividades escolares, assim como a elaboração do cronograma de reposição, seguirá os mesmos critérios. Lembrando que nos dias em que não houver jogos do Brasil, não será permitida a suspensão de aulas.



Últimas