Educação promove capacitação de nutricionistas que atuam na rede de ensino estadual

Treinamento dos profissionais teve foco na promoção de uma alimentação escolar saudável, conforme diretrizes do PNAE

Nutricionistas e diretores administrativos financeiros (DAFIs) das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) participaram nesta semana de capacitação sobre a rotina da cozinha escolar. A ação, promovida pela Subsecretaria de Administração (SA), por meio da Diretoria de Suprimento Escolar (DISE), foi realizada nos dias 30 e 31/5, na Escola Estadual Técnico Industrial Professor Fontes, em Belo Horizonte.

A SEE-MG conta, atualmente, com 54 profissionais da nutrição, contratados para atuar no órgão central da Secretaria e nas respectivas SREs, que atendem às 3.424 escolas da rede estadual de ensino. Em alinhamento com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), programa do governo federal que estabelece as diretrizes sobre educação alimentar dos estudantes da rede de ensino pública, foram realizadas atividades com o objetivo de garantir uma alimentação escolar de qualidade.

Elaboração de cardápios, supervisão de refeitórios escolares, cozinhas e locais de armazenamento de alimentos, cumprimento das normas de higiene e preparo, capacitação de cantineiras e conscientização da comunidade escolar sobre a importância da alimentação saudável estiveram na pauta da ação. “Foram dois dias muito proveitosos, com oportunidade de discussões ricas que tendem a melhorar a execução do trabalho na ponta”, afirma a diretora de Suprimento Escolar, Valéria Batista, que esteve à frente da capacitação.

Merenda escolar

A alimentação escolar é oferecida diariamente dentro das escolas para cerca de 1,6 milhão de alunos matriculados na rede estadual pública de Minas Gerais. Para isso foram elaboradas cartilhas conforme a modalidade para a educação básica, o ensino integral e para escolas indígenas e quilombolas, com o objetivo de adequar os cardápios aos parâmetros estabelecidos na nova resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do PNAE.

As refeições da rede estadual são elaboradas de acordo com as cartilhas de “Cardápios da Alimentação Escolar”. Elas apresentam opções variadas e equilibradas, estimulando o consumo de frutas e hortaliças, e baixos teores de sal/sódio e açúcar, além do consumo de alimentos regionais e da safra. Os cardápios respeitam as referências nutricionais, os hábitos alimentares e a diversificação agrícola de Minas Gerais.