Educação promove capacitação de nutricionistas que atuam na rede de ensino estadual

Treinamento dos profissionais teve foco na promoção de uma alimentação escolar saudável, conforme diretrizes do PNAE

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Nutricionistas e diretores administrativos financeiros (DAFIs) das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG) participaram nesta semana de capacitação sobre a rotina da cozinha escolar. A ação, promovida pela Subsecretaria de Administração (SA), por meio da Diretoria de Suprimento Escolar (DISE), foi realizada nos dias 30 e 31/5, na Escola Estadual Técnico Industrial Professor Fontes, em Belo Horizonte. 

A SEE-MG conta, atualmente, com 54 profissionais da nutrição, contratados para atuar no órgão central da Secretaria e nas respectivas SREs, que atendem às 3.424 escolas da rede estadual de ensino. Em alinhamento com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), programa do governo federal que estabelece as diretrizes sobre educação alimentar dos estudantes da rede de ensino pública, foram realizadas atividades com o objetivo de garantir uma alimentação escolar de qualidade.

Elaboração de cardápios, supervisão de refeitórios escolares, cozinhas e locais de armazenamento de alimentos, cumprimento das normas de higiene e preparo, capacitação de cantineiras e conscientização da comunidade escolar sobre a importância da alimentação saudável estiveram na pauta da ação. “Foram dois dias muito proveitosos, com oportunidade de discussões ricas que tendem a melhorar a execução do trabalho na ponta”, afirma a diretora de Suprimento Escolar, Valéria Batista, que esteve à frente da capacitação.

Merenda escolar

A alimentação escolar é oferecida diariamente dentro das escolas para cerca de 1,6 milhão de alunos matriculados na rede estadual pública de Minas Gerais. Para isso foram elaboradas cartilhas conforme a modalidade para a educação básica, o ensino integral e para escolas indígenas e quilombolas, com o objetivo de adequar os cardápios aos parâmetros estabelecidos na nova resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do PNAE. 

As refeições da rede estadual são elaboradas de acordo com as cartilhas de “Cardápios da Alimentação Escolar”. Elas apresentam opções variadas e equilibradas, estimulando o consumo de frutas e hortaliças, e baixos teores de sal/sódio e açúcar, além do consumo de alimentos regionais e da safra. Os cardápios respeitam as referências nutricionais, os hábitos alimentares e a diversificação agrícola de Minas Gerais.



Últimas