Egressos do Sistema Prisional de Juiz de Fora estão se capacitando em curso de pequenos reparos

Oportunidade representa chance de vida nova para pessoas que foram recém-desligadas do Sistema Prisional

  • ícone de compartilhamento

Dezoito egressos do Sistema Prisional, sendo 17 homens e uma mulher, estão se capacitando nesta semana no curso de Pequenos Reparos - Hidráulica e Elétrica e Oficina de Empreendedorismo. As aulas acontecem na sede do Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) de Juiz de Fora e são oferecidas pela Associação Mineira de Educação Continuada (Asmec). A qualificação representa uma oportunidade para aqueles que acabaram de deixar o sistema prisional e encontram barreiras para entrar no mercado de trabalho.

Divulgação / Sejusp

O curso é custeado pelo PrEsp, por meio de verba de emenda parlamentar. O progama é gerenciado pela Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Além das aulas, os egressos também recebem material didático, lanche e auxílio transporte.

O objetivo da capacitação é qualificar profissionalmente e contribuir para a inclusão no mercado de trabalho ou auxiliar na geração de renda desse público. Os cursos propostos pelo PrEsp consideram as especificidades dos egressos e buscam, também, o desenvolvimento de talentos, além do aprimoramento de habilidades, contribuindo assim para a prevenção à criminalidade.

Essa é a terceira turma do projeto, que pretende profissionalizar mais de 330 egressos e outros 170 nas oficinas de empreendedorismo. A ideia surgiu a partir das demandas apresentadas pelas próprias pessoas acompanhadas pelo PrEsp.

Belo Horizonte foi a primeira cidade a receber o curso, que também já foi promovido em Contagem. Outras oito cidades serão contempladas: Betim, Governador Valadares, Ipatinga, Montes Claros, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Uberaba e Uberlândia.



Últimas