Em Coronel Fabriciano, Romeu Zema assina termo de cooperação para viabilizar Parque Industrial do Vale do Aço

Governador também participa da inauguração do Laboratório de Biologia Molecular para diagnóstico da covid-19 via SUS

O governador Romeu Zema assinou, nesta quinta-feira (29/7), o termo de cooperação mútua entre Governo do Estado, Prefeitura de Coronel Fabriciano e Fiemg, para viabilizar o Parque Industrial Vale do Aço, no município. O acordo prevê que cada um dos entes atue para atrair investimentos para a região e trazer desenvolvimento econômico e social.

Zema destacou que o novo empreendimento será vetor de desenvolvimento local e regional, motivando a chegada de novos investimentos, criando novos postos de trabalho e aumentando a arrecadação para o Vale do Aço.

“A geração de empregos é prioridade número 1 do meu governo, que passou para número 2 somente durante esse momento de pandemia. Sem emprego as pessoas não têm dignidade. Por isso, temos nos esforçado para atrair mais empresas para Minas. Não resolvemos ainda o desemprego de todos os mineiros, estamos longe disso, mas pelo menos estamos no caminho certo. Precisamos valorizar quem trabalha, dar apoio. Contem com o meu governo”, afirmou.

O Rio Doce, que engloba 22 municípios, atraiu R$ 280 milhões em investimentos na atual gestão, com mais de 800 empregos gerados. Com o termo de cooperação, caberá ao Estado a atração de investimentos por meio do Indi, além de apoiar a realização de estudos técnicos de viabilidade de implantação do Porto Seco/Plataforma Multimodal proposta pelo Programa Estadual de Ferrovias (PEF). Outra atribuição é promover o Parque Industrial Vale do Aço e propor estudos para implementação de incentivos fiscais e tributários às empresas que se instalarem. A vigência do termo é de 24 meses.

Laboratório

Durante a agenda em Coronel Fabriciano, o governador também participou do descerramento da placa de inauguração do Laboratório de Biologia Molecular para realização de diagnósticos da covid-19 e de outras doenças no município via SUS.

A unidade, em fase final de implantação, fica no Hospital Dr. José Maria Morais, onde foram investidos mais de R$ 1 milhão em obras e aquisição de equipamentos. A iniciativa da administração municipal visa dar celeridade aos resultados dos diagnósticos por meio da técnica Real Time PCR (PCR em Tempo Real – RT/PCR), que é considerado o método mais eficaz para se detectar o vírus.

O prefeito de Coronel Fabriciano, Marcos Vinícius Bizarro, ressaltou que o laboratório trará benefícios não só para o Vale do Aço, como também para o Leste de Minas, Vales do Mucuri e Jequitinhonha e para a região Norte.

“Além de aumentar a velocidade do diagnóstico, vamos conseguir reduzir custo em 30%. Em menos de 1 hora, teremos os resultados do exame, não só para covid, mas para outras viroses, como dengue e chikungunya”, disse.

Também participaram da agenda o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti; o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, deputados federais e estaduais; o vice-presidente da Fiemg, Luciano Araújo; entre outras autoridades.