Em expedição, Comitê da Bacia do Rio Piracicaba anunciará investimentos de R$ 70 milhões

Recurso do ‘Protatar Piracicaba’ será utilizado na recuperação ambiental da região

  • ícone de compartilhamento

A segunda fase da Expedição Piracicaba – pela vida do rio, será marcada pela ciência, educação ambiental e trabalho. Nos encontros com as comunidades, além de apresentar o livro técnico científico sobre a bacia, o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba (CBH-Piracicaba) anunciará investimentos em obras de esgotamento sanitário e abastecimento de água e prestará contas sobre as iniciativas de recuperação ambiental em execução. 

Geraldo Magela Dindão

Os dados colhidos durante a primeira fase da expedição e, também, os do Plano Integrado de Recursos Hídricos do Rio Doce (PIRH-Doce), apontam o saneamento básico como um dos principais gargalos da Bacia. 

“O lançamento do esgoto sem tratamento ainda é uma realidade presente. Diante disso, investiremos, em 2023, R$ 70 milhões no “Protratar Piracicaba”, que financia obras para a implementação e ampliação de sistemas de esgoto e abastecimento de água nas cidades da Bacia”, anunciou Jorge Martins, presidente do CBH-Piracicaba. O edital foi aprovado nessa quinta-feira (16/3), e será publicado ainda em março. 

Outro ponto alertado pelos pesquisadores é o desmatamento da região. A degradação do solo para a criação de pastagens tem prejudicado as áreas de recarga hídrica e as matas ciliares, acelerando o processo de assoreamento do rio. Para conter e mudar essa realidade, o CBH-Piracicaba financia o “Rio Vivo” – A iniciativa, que está sendo executada, visa à recuperação de nascentes, expansão do saneamento rural e redução da geração de sedimentos. 

Somente em 2023, mais de 50 nascentes foram cercadas em quatro cidades – Alvinópolis, Santa Bárbara, Barão de Cocais e Rio Piracicaba. Ao todo, 303 nascentes serão cercadas. Após essa etapa serão construídas fossas sépticas e caixas secas nas propriedades rurais. 

A Expedição 

A Expedição Piracicaba é uma ação de mobilização social realizada pelo CBH-Piracicaba, que promove a pesquisa científica. Entre 18 e 25/3, conselheiros do comitê, pesquisadores da Universidade Federal de Itajubá (Unifei - Polo de Itabira) e agentes públicos, percorrerão as cidades da Bacia para a realização de Seminários das Águas e o lançamento do livro técnico-científico da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba, redigido a partir dos dados coletados na primeira fase do evento, em 2019.  

 



Últimas