Emater- MG investe na geração de energia fotovoltaica

Estatal lançou nesta sexta-feira (1/7) edital para implantação do sistema de geração de energia limpa, renovável e sustentável em uma de suas unidades

  • ícone de compartilhamento

Com a estratégia de investir na geração de energia limpa e renovável em suas unidades, dentro do conceito de ESG (Environmental, Social and Governance),  a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) lançou, nesta sexta-feira (1/7), o edital para implantação de sistema de geração de energia fotovoltaica no município de Ponto dos Volantes, na região do Jequitinhonha.

De acordo com o diretor-presidente Otávio Maia, a instalação da usina fotovoltaica é uma iniciativa da estatal para gerar energia limpa e sustentável, além da economia de gastos em suas unidades, já que a previsão de retorno do investimento financeiro é de aproximadamente três anos.

“É um investimento com retorno muito positivo do ponto de vista financeiro. Sem contar da preocupação que a Emater demonstra em investir em energia limpa, além de contribuir com o meio ambiente de forma ambientalmente sustentável, a Emater se mostra mais uma vez protagonista, colocando a sua energia utilizada na execução das suas atividades, buscando uma fonte limpa”, afirmou.

Otávio Maia ressaltou, ainda, que a empresa vai investir na implantação de outras usinas fotovoltaicas, de modo a garantir a utilização de 100% de energia própria.

“Essa primeira microusina de Ponto dos Volantes ainda não vai contemplar 100% da demanda de energia da Emater. Mas a gente pretende chegar lá com as próximas usinas que a gente ainda vai implementar ", adiantou.

Conceito ESG

O conceito ESG (Environmental, Social and Governance) é um  indicador para avaliar as boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa. 

Ao adotar o sistema de energia fotovoltaico, a Emater-MG passa a contribuir com os aspectos desse conceito ESG. Isso significa, que ao utilizar energia solar, a estatal está colaborando com a redução de emissões de gases tóxicos como, por exemplo, o dióxido de carbono e de efeito estufa.

 



Últimas