Emater-MG orienta sobre os cuidados na pré-colheita do café

Safra mineira começa a ser colhida nas próximas semanas

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Minas Gerais irá colher este ano uma safra de café estimada em 29,9 milhões de sacas. A maioria dos produtores do estado inicia a colheita em maio, uma atividade que movimenta a economia de centenas de municípios mineiros. Segundo os levantamentos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), há um aumento esperado de 4,9% em relação à safra de 2023.

Faltando poucas semanas para o início dos trabalhos no campo, a Emater-MG lembra aos produtores os cuidados necessários neste período pré-colheita, que vão garantir a qualidade e um produto mais valorizado no mercado.

“Esse preparo da colheita é uma operação logística bem complexa dentro da propriedade rural. É preciso ter toda essa logística organizada com antecedência, tanto em relação aos equipamentos quanto ao pessoal que vai trabalhar na lavoura, que deve estar bem treinado”, explica o coordenador estadual de Cafeicultura da Emater-MG, Bernardino Cangussú.

Passos importantes

Uma atividade fundamental antes da colheita é a arruação. Ela consiste na limpeza da área próxima ou sob a saia do cafeeiro. Para isso, o produtor pode usar um rastelo ou rodo de madeira, além de sopradores mecânicos. É importante não tirar o excesso de terra para não danificar as raízes.

Outro procedimento recomendado pela Emater-MG na pré-colheita do café é a inspeção de instalações que serão usadas em todo o processo, até o beneficiamento. As tulhas, por exemplo, não devem ser usadas na armazenagem de outro produto agrícola ou insumo, pois o café absorve outros odores com muita facilidade.

Bernardino Cangussú alerta que um terreiro de secagem com gretas e rachaduras pode reter grãos que se deterioram e prejudicam a qualidade do café.  O cafeicultor também precisa ter atenção com o ponto ideal de maturação do café para iniciar a colheita. Quanto maior for o percentual de frutos cereja, melhor. 

Manual de orientações

A Emater-MG possui o Manual do Café – Colheita e Preparo que orienta o agricultor sobre os cuidados que devem ser tomados, desde a pré-colheita até o beneficiamento do produto. apresenta  uma série de informações sobre os tipos de colheita (manual ou mecânica), recomendações para melhor desempenho

O material está disponível para consulta gratuita na Livraria Virtual no site da Emater ou clicando neste link.

Regiões produtoras

Minas Gerais conta com quatro grandes regiões produtoras de café; 

  • Região Sul - 65.2 mil produtores (14.1 milhões de sacas)
  • Matas de Minas  - 53.1 mil produtores (5.1 milhões de sacas)
  • Chapada de Minas - 14.6 mil produtores (2.5 milhões de sacas)
  • Cerrado Mineiro - 4.5 mil produtores (7 milhões de sacas)
     



Últimas