Emater-MG participa de cooperação com governo peruano para desenvolver mercados de queijos

Acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento prevê capacitação de profissionais e intercâmbio comercial

  • ícone de compartilhamento

Como parte do acordo de cooperação assinado entre a Sierra y Selva Exportadora, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Irrigação do Peru, e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), um grupo de representantes dos dois países participou, nesta semana, da primeira reunião de trabalho.

Divulgação / Sierra y Selva Exportadora

"Conhecemos a Universidade Agrária de La Molina e tivemos reuniões para construir um plano de trabalho conjunto", conta Maria Edinice Soares Rodrigues, do Departamento Técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), que representou a empresa na visita técnica a Lima, capital do Peru. Maria Edinice também foi jurada no 6º Concurso Nacional de Queijos, além de proferir palestra para os alunos do curso de Zootecnia da Universidade de La Molina. A Sierra y Selva promove o fortalecimento e a ampliação do acesso dos produtos de pequenos e médios agricultores aos mercados locais, regionais e nacional, bem como a exportação. Entre as principais ações do acordo firmado com o Governo de Minas Gerais, estão a criação de uma plataforma virtual de ensino a distância, a realização de diagnósticos de produção e mercado para produtos de interesse de Brasil e Peru, como café, azeites vegetais, uva, cítricos, batata e milho, além do queijo.

A cooperação prevê ainda capacitação de técnicos e promoção comercial, com negociações para a abertura do mercado brasileiro aos queijos peruanos, além da participação de produtores na ExpoQueijo 2023, evento promovido anualmente em Araxá, no Alto Paranaíba.



Últimas