Empresa Mineira de Comunicação participa de Seminário Audiovisual em Montes Claros

Políticas de fomento e plataforma de streaming Minasplay são alguns dos temas apresentados em evento da Unimontes, nesta terça-feira (20/5)

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O mercado do cinema avança na região Norte de Minas Gerais. Só Montes Claros conta com 113 empresas da área do audiovisual, o que coloca a cidade como a quinta com o maior número em Minas, segundo dados do Diagnóstico Socioeconômico do Audiovisual Mineiro, realizado pela ONG Contato e Sebrae.

O setor ganha mais fôlego com o Seminário Audiovisual Unimontes, promovido pela Universidade Estadual de Montes Claros com o apoio da Empresa Mineira de Comunicação (EMC). O evento acontece nesta terça-feira (20/5), no campus sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Debates sobre governança, formação e mercado estão na pauta do evento, que oferece palestras e mesas temáticas com especialistas. Um dos palestrantes é o presidente da Empresa Mineira de Comunicação, Gustavo Mendicino. Ele vai falar sobre editais e outras iniciativas de fomento ao setor.

Além de gerenciar e executar algumas das políticas audiovisuais do estado, a EMC também administra a Rede Minas, a Rádio Inconfidência e a plataforma de streaming Minasplay.

“Para fomentar mais o setor, injetamos, por meio do Governo de Minas, mais de R$ 135 milhões no audiovisual via editais. Para muitos, esse foi o primeiro aporte financeiro que permitiu alavancar produções e promover trabalhos. No seminário, vamos falar sobre essas ações para o público, que é formado por profissionais da área. Montes Claros está se preparando para se tornar um dos principais polos audiovisuais de Minas”, disse Mendicino.

O serviço de vídeo sob demanda Minasplay é pauta de uma das mesas-temáticas. O supervisor Charles Douglas vai falar sobre o streaming público e gratuito, que conta com diversos filmes da cena independente mineira, colocando o audiovisual produzido no estado em uma grande vitrine.

Dois curtas-metragens disponíveis no catálogo também são exibidos no evento. São “Agosto dos Ventos”, animação do montes-clarense Paulo Antunes, e “Fi de quem?”, de Karla Vaniely, de Januária.

O Seminário Audiovisual Unimontes é uma iniciativa do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV), projeto vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PrEx) da Universidade Estadual de Montes Claros.

Além da Empresa Mineira de Comunicação, o evento conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), Sebrae-MG, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Montes Claros (Secult-Moc), Prefeitura de Montes Claros e do curso Cinema e Audiovisual da Unimontes. O conteúdo completo está disponível neste link.



Últimas