Epamig disponibiliza câmaras frias para ajudar produtores de queijo artesanal

Campo Experimental em São João del-Rei está armazenando os produtos durante a pandemia da Covid-19

O Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) em São João del-Rei, no Campo das Vertentes, cedeu parte da estrutura para atendimento a produtores de queijo artesanal durante a pandemia do coronavírus. Duas câmaras frias do laticínio da Unidade foram disponibilizadas para armazenar produtos da Associação da Região do Campo das Vertentes.

As vendas dos produtos foram impactadas pelas restrições necessárias ao enfrentamento da Covid-19. “Os queijos são comercializados em feiras, empórios, mercados, restaurantes e pela internet. Com as medidas de isolamento social, 90% desses canais estão inviabilizados”, informa o pesquisador Daniel Arantes, que está em contato direto com os produtores. “Assim que eles relataram a queda brusca das vendas, oferecemos a estrutura para armazenamento”, conta.

Daniel Arantes

O pesquisador explica que, com os devidos cuidados, os queijos preservam suas características por um período prolongado. “Os queijos mantidos sob refrigeração a 4ºC e sem embalagens podem ser armazenados por mais de três meses. E as alterações sensoriais são mínimas”.

O local de armazenamento e produto requerem atenção especial. “A umidade da sala deve estar entre 70 e 85%. Quanto aos queijos, eles devem ser virados com frequência e suas cascas devem ser limpas para evitar a proliferação de bolores”, orienta Daniel.

A primeira produtora a armazenar seus queijos no laticínio do Campo Experimental Risoleta Neves já conseguiu vender a produção. “A estrutura foi oferecida a todos os produtores da associação e a primeira a usar foi Lúcia, produtora de Tiradentes, que já buscou os queijos. Também já nos procuraram dois produtores de Prados e Coronel Xavier Chaves e é provável que outros façam uso desse espaço, a partir desta semana”, conta o pesquisador.

O atendimento aos produtores, a entrega e retirada dos queijos são feitos de acordo com as orientações de segurança preconizadas pelos órgãos de atenção à saúde e com as normas contingenciamento adotadas pela Epamig.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais é vinculada da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Serviço:

Campo Experimental Risoleta Neves

Avenida Visconde do Rio Preto, s/nº - Campus da UFSJ (CTAN)
São João Del-Rei (MG)
cern@epamig.br