Epamig divulga edital para ingresso nos cursos de graduação em 2023

Pré-inscrição on-line já está disponível para vagas nos Institutos de Laticínios Cândido Tostes e Tecnológico de Agropecuária de Pitangui

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) recebe, a partir desta terça-feira (22/11), as pré-inscrições on-line de interessados em ingressar nos cursos superiores de Tecnologia em Laticínios e de Tecnologia em Agropecuária de Precisão no 1º semestre de 2023. As graduações são oferecidas pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT) e pelo Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (Itap).

São 40 vagas para o curso de Tecnologia em Laticínios, em Juiz de Fora, e 40 vagas para o curso de Tecnologia em Agropecuária de Precisão, em Pitangui. As informações completas podem ser consultadas pelos sites das unidades: www.epamig.br/ilct/processoseletivo ou www.epamig.br/itap/processoseletivo.

Aqueles que fizeram a pré-inscrição vão receber convites para participar de apresentações e bate-papos, além de te acesso ao ambiente virtual do curso escolhido.

“O diferencial da pré-inscrição é a possibilidade que o candidato tem de saber mais sobre o curso escolhido, por meio de informações produzidas pela Epamig e por parceiros estratégicos. E, assim, ter mais conhecimento sobre a área e sobre o mercado de trabalho ao se matricular”, avalia o diretor da Epamig Itap, Frederico Passos.

Entre 20 de janeiro e 17 de fevereiro de 2023, todos os interessados deverão confirmar a inscrição, também pela internet. A seleção e classificação dos candidatos se dará pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos anos de 2019, 2020, 2021 ou 2022. As vagas, para ambos os cursos, serão distribuídas em cinco modalidades, de acordo com a Lei 22.570 da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que dispõe sobre as políticas de democratização do acesso e de promoção de condições de permanência dos estudantes nas instituições de ensino superior mantidas pelo Estado.

Todo o processo de inscrição e seleção será feito no site do Instituto escolhido. Na confirmação da matrícula, no dia 3 de março, o candidato deverá comparecer presencialmente à unidade para a entrega da documentação requisitada.

Graduação Tecnológica

Este é o segundo processo seletivo para os cursos superiores oferecidos pela Epamig. Em dezembro de 2021, os dois institutos de ensino da empresa foram credenciados pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE-MG) para disponibilizar graduação e pós-graduação.  As primeiras turmas tiveram início no segundo semestre de 2022.

O curso superior de Tecnologia em Laticínios tem como objetivo formar profissionais aptos a planejar, implantar, executar e avaliar os processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e conservação de leite e derivados, da matéria-prima ao produto. Já o curso superior de Tecnologia em Agropecuária de Precisão é o primeiro do Brasil com este enfoque.

Os cursos são presenciais e requerem estágio supervisionado obrigatório. O regime acadêmico é em tempo integral, com duração de seis semestres letivos.