Epamig inaugura Complexos Multiusuários de Bovinocultura e Biotecnologia Vegetal em Uberaba

Campo Experimental Getúlio Vargas passa a contar com estruturas modernizadas, voltadas para a eficiência alimentar bovina e para o desenvolvimento de pesquisas em biotecnologia vegetal

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) realizou, nesta segunda-feira (28/4), a entrega das obras dos Complexos Multiusuários de Pecuária de Precisão e de Biotecnologia Vegetal no Campo Experimental Getúlio Vargas, em Uberaba-MG.

Com a revitalização e o início das atividades dos complexos, o Campo Experimental da Epamig  passa a contar com estruturas modernizadas, voltadas para a eficiência alimentar bovina e para o desenvolvimento de pesquisas em biotecnologia vegetal, incluindo análise de mudas, cultura de tecidos e controle de pragas e doenças.

“Hoje, realizamos um grande avanço. Com a entrega do centro de biotecnologia serão conduzidas pesquisas importantes na área de vegetais, com perspectivas de expansão para outras áreas da biotecnologia. Temos também um projeto fundamental com plantas medicinais para o controle do câncer”, destacou Nilda Soares, presidente da Epamig.

As atividades realizadas no Complexo de Biotecnologia Vegetal abrangem a produção de mudas de alta qualidade genética (de oliveira e café), análises, cultivo de tecidos e desenvolvimento de métodos de controle de pragas e doenças. 

Complexo de Pecuária de Precisão

Entregando pioneirismo em eficiência alimentar no setor leiteiro, o Complexo de Pecuária de Precisão visa identificar, de forma individualizada, o consumo de nutrientes dos bovinos (ração, água, volumoso e capim) por meio de cochos automatizados e chips instalados nas orelhas dos animais.

"Estamos capacitados com tecnologias que visam eliminar um dos grandes gargalos na pecuária leiteira, que é a coleta de dados. Os cochos nos possibilitam avaliações em tempo real monitorando a ingestão de água e alimento, além do comportamento dos animais. Também conseguimos criar algoritmos e índices para a predição de partos e de doenças, entre outras informações", explicou o pesquisador e chefe da Epamig Oeste, Fernando Franco.

O pesquisador destacou ainda que o projeto é de grande importância especialmente para a raça Gir, permitindo acompanhar a eficiência alimentar dos animais e identificar os melhores desempenhos genéticos, o que gera mais precisão nas pesquisas, além de reduzir o tempo de trabalho e os custos com mão de obra.

A revitalização e construção das instalações duraram cerca de dois anos e contaram com recursos oriundos de quatro projetos financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e um pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). 

Fita de Pesagem para o Gir Leiteiro

Durante a cerimônia, também foi apresentada a Fita de Pesagem para o Gir Leiteiro, instrumento desenvolvido para aferir o peso dos animais por meio da medida do perímetro torácico. O equipamento proporciona dados mais precisos, tornando o manejo mais eficiente e econômico.

Expozebu 2025

O Campo Experimental Getúlio Vargas realiza até a próxima sexta-feira (2/5), o Shopping Gir Leiteiro, como parte da programação Expozebu.  São ofertadas 22 fêmeas, sete machos e nove doses de sêmen.

O catálogo de animais e o regulamento do leilão podem ser acessados no neste link



Últimas