Epamig integra programação da 21º edição da Megaleite
Evento será realizado de 2 a 6/6, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte
A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) participa da programação da 21º edição da Megaleite, realizada pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. A feira terá início nesta próxima terça-feira (2/6) e vai até o dia 6/6, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte.
Considerado o maior evento de pecuária leiteira da América Latina, a Megaleite reúne uma agenda de leilões, julgamento de animais, torneio leiteiro, cursos técnicos, debates, exposição de tecnologias e o Festival do Queijo Artesanal de Minas. Entre os participantes estão produtores rurais, criadores, empresas do agronegócio, além de compradores nacionais e internacionais.
Durante os cinco dias de evento, a Epamig irá marcar presença no estande institucional do Governo de Minas e do Sistema Estadual da Agricultura, onde serão apresentadas tecnologias desenvolvidas pela instituição e promovidos plantões técnicos voltados ao tema Leite e Derivados.
Além da vitrine tecnológica, a participação se estende à programação técnica do evento. A pesquisadora da Epamig, Cristiane Viana, participa da composição da mesa de jurados da Avaliação Técnica de Queijos da Agroindústria, no dia 3/5, a partir das 8h.
Ela também integra o Seminário Técnico do Queijo Artesanal, no dia 5/5, e participa da Reunião da Comissão Técnica de Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar, realizada em conjunto com a 47ª Câmara Técnica Setorial de Bovinocultura de Leite da Cepa/Seapa, no dia 2/6, às 14h, na qual atua como representante da Epamig e relatora.
“A participação da Epamig na Megaleite reforça nosso compromisso com o desenvolvimento da cadeia do leite em Minas Gerais, tanto por meio da geração de tecnologias quanto pela atuação em espaços estratégicos de discussão e valorização da produção. Estar presente nesses momentos é fundamental para aproximar a pesquisa das demandas do setor produtivo”, ressaltou Cristiane,
Pesquisadores do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (EPAMIG ILCT), vinculado a Epamig, também estarão presentes contribuindo com a programação voltada à valorização da produção queijeira.
A programação completa do evento pode ser acessada por meio deste link: clique aqui
Impulsionamento da cadeia leiteira
A Epamig reforça seu papel estratégico no fortalecimento da cadeia leiteira. Atualmente, a instituição conduz diversos projetos de pesquisa voltados ao setor, atendendo desde a qualidade e segurança de produtos lácteos até o desenvolvimento de tecnologias para a produção e processamento do leite.
As iniciativas contemplam diferentes frentes, como inovação em alimentos, estudos microbiológicos, pesquisas com leite humano e agregação de valor à produção.
Os projetos em execução somam investimento de aproximadamente R$ 19,49 milhões, contando com apoio de instituições como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). As ações estão distribuídas em diferentes unidades da Epamig, com destaque para o ILCT, referência nacional em pesquisa e ensino na área.