Epamig Itap realiza ações para apresentar Graduação Tecnológica em Agropecuária de Precisão

Programação inclui palestras em escolas de ensino médio, participação em eventos e visitas guiadas ao Instituto

O Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui (Itap), ligado à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) prepara-se para receber inscrições de interessados em cursar Agropecuária de Precisão no ano de 2024. O curso Superior de Tecnologia, implantado no Instituto em 2022, traz uma temática inovadora em consonância com as necessidades do mercado.

“Temos casos de alunos nos períodos iniciais, lembrando que o nosso curso ainda não completou dois anos, que fizeram estágios nas férias e já despertaram interesse de empresas para possível contratação após a conclusão da graduação”, conta o coordenador de Ensino do Itap, Robson de Assis Souza.

Com o objetivo de apresentar a proposta e a infraestrutura do curso, a equipe tem realizado ações voltadas para estudantes de ensino médio e para a população em geral em Pitangui e em municípios próximos. As atividades incluem visitas a escolas de ensino médio, públicas e privadas; palestras, panfletagem e rodas de conversa em eventos como feiras e exposições. Além de iniciativas como o “Itap de Portas Abertas”, na qual alunos do 3º ano do ensino médio são recebidos no Instituto e têm a oportunidade de conhecer a estrutura e os equipamentos utilizados nas aulas e obter informações diretas com professores e outros estudantes.

Alessandro Botelho - Epamig Itap

No próximo sábado, 21/10, de 8h às 13h, será realizado o “2º Itap na Praça”. Na oportunidade, será montado um estande para a demonstração dos trabalhos para a comunidade na Praça Plínio Malaquias (Praça da Estação). “Esta ação está vinculada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que neste ano tem como tema 'Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável'. Levaremos tratores, drones e outros equipamentos para a apresentação das tecnologias e contaremos com a participação de alunos e professores do Itap”, adianta Robson. Outra atração será o ônibus Ciência Móvel, laboratório itinerante que pertence à Epamig Sul, em Lavras.

“O Itap tem uma longa relação com a comunidade de Pitangui, por muitos anos foi Itac, instituição de ensino técnico. Agora, como instituição de ensino superior, estamos nos reapresentando com o intuito de mostrar que evoluímos e que continuamos a serviço do município e de seus cidadãos”, finaliza o coordenador.

As visitas às escolas de ensino médio acontecem às segundas e terças-feiras e o “Itap de Portas Abertas” ocorre de quarta à sexta-feira. Ações já foram realizadas nos municípios de Abaeté, Martinho Campos, Pompéu e Pará-de-Minas. Nos meses de outubro e novembro, estão previstas visitas a escolas dos municípios de Prudente de Morais, Sete Lagoas, Bom Despacho, Divinópolis, Cachoeira da Prata, Nova Serrana, Santo Antônio dos Montes, dentre outros. Podem participar escolas de ensino médio públicas e privadas e cursos preparatórios. Os interessados podem fazer contato pelo e-mail ensinoitap@epamig.br ou WhatsApp (37) 3271-5544.

O processo de seleção de alunos para o curso superior em Tecnologia de Agropecuária de Precisão considera as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Anualmente, são oferecidas 40 vagas. A graduação é presencial, com regime acadêmico de tempo integral e duração de seis semestres letivos. Saiba mais neste link