Epamig vai oferecer cursos superiores de tecnologia a partir de 2022

Formações em Tecnologia em Laticínios e em Agropecuária de Precisão serão gratuitas

Acervo Epamig ILCT

O Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG) oficializou o credenciamento dos institutos técnicos ligados à Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) à rede estadual de ensino superior. Com a inclusão, o Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), em Juiz de Fora, e o Instituto Técnico de Agropecuária e Cooperativismo (ITAC), em Pitangui, poderão oferecer, já em 2022, os cursos gratuitos de Tecnologia em Laticínios e em Agropecuária de Precisão.

O credenciamento também possibilita a abertura de cursos de pós-graduação nas modalidades lato sensu e stricto sensu pelos dois institutos. A diretora-presidente da Epamig, Nilda Ferreira Soares, considera a decisão um marco para a integração entre a pesquisa e o ensino.

“Com essa autorização, nossas unidades de ensino evoluem para outro patamar, que terá impacto positivo na empresa como um todo. As duas atividades são complementares. O ensino superior abre novos campos para a pesquisa e a pesquisa contribui para a excelência do ensino”, afirma.

Formato

Cada curso vai oferecer, anualmente, 40 vagas. O ingresso será por processo seletivo, com editais próprios, que serão disponibilizados em janeiro de 2022, pelos sites www.epamig.br/ilct/ e www.epamig.br/itac/. A classificação utilizará a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O regime acadêmico será semestral, em tempo integral, com atividades didáticas distribuídas em cinco semestres letivos. O curso será presencial e o estágio supervisionado pode ser realizado no sexto semestre.

Por fazerem parte da rede pública de ensino superior do Estado de Minas Gerais, as formações serão gratuitas.

Diferenciais

O curso superior de Tecnologia em Laticínios busca formar profissionais aptos a planejar, implantar, executar e avaliar os processos relacionados ao beneficiamento, à industrialização e à conservação de leite e derivados, da matéria-prima ao produto.

"O projeto pedagógico conta com as características que sempre diferenciaram o curso técnico da Epamig ILCT: o conhecimento teórico associado às atividades práticas, com foco no desenvolvimento de projetos. O estudante terá formação específica para aplicação e desenvolvimento de pesquisa e inovação tecnológica; difusão de tecnologias; gestão de processos de produção de bens e serviços; e desenvolvimento da capacidade empreendedora", explica o coordenador pedagógico da Epamig, Frederico Passos.

O curso superior de Tecnologia em Agropecuária de Precisão da Epamig ITAC será o primeiro com este enfoque no Brasil. "Trata-se de um curso em Agropecuária que incorpora conteúdos teóricos e práticos voltados para os mais modernos conceitos da agricultura e da pecuária de precisão. É uma área nova, necessária para o agronegócio de Minas Gerais e do Brasil", destaca.