Escola de Formação alcançou mais de 230 mil inscrições para cursos em 2021

Propostas oferecidas aos profissionais vão desde práticas pedagógicas ao uso de ferramentas digitais

  • ícone de compartilhamento

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, garantiu no ano passado a ampliação da qualificação em Minas. Mais de 230 mil profissionais se matricularam em um dos 97 cursos disponibilizados, que vão desde práticas pedagógicas ao uso de ferramentas digitais. 

 “Hoje, os professores estão compreendendo e buscando mais essa formação continuada. O aumento expressivo da participação nas formações foi muito importante para nós, porque demonstra que estamos no caminho certo em termos de oferta de cursos e com temas relevantes para o público-alvo”,  afirma a coordenadora de Ensino da Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, Janeth Cilene da Silva. 

Segundo ela, para este ano, estão previstos novos cursos e um aumento ainda maior da participação dos educadores. “Vamos lançar vários cursos de fomento à implementação do Currículo Referência do Ensino Médio e, atendendo aos públicos desde a educação infantil até o ensino médio, vamos ter capacitações sobre competências socioemocionais, entre outras”, conta. 

Disponibilidade em 2021 

No ano passado, foram disponibilizados cursos sobre o Currículo Referência do Ensino Médio e EJA Novos Rumos, entre outros. Também foram realizadas formações para auxiliar os professores a utilizarem as ferramentas tecnológicas disponíveis. Um dos conteúdos de maior acesso foi o de utilização das ferramentas da plataforma Google, com a participação de mais de 100 mil profissionais. 

A Escola de Formação ainda firmou parcerias para levar formações mais específicas aos educadores. Para discutir temas relacionados ao Novo Ensino Médio, a SEE/MG, em parceria com o Instituto iungo, promoveu nove seminários virtuais ao longo de 2021 sobre diferentes temas, como “Gestor Escolar no Ensino Médio” e “Integração Curricular e Áreas do Conhecimento”.  

Já com Instituto Península e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a SEE colocou à disposição dos educadores a plataforma Vivescer, que garantiu conteúdos alinhados ao currículo nacional e ações focadas no atendimento socioemocional dos profissionais. 

Júnia de Morais Ribeiro Arnaut, professora de Física da Escola Estadual Caio Nelson de Sena, em Belo Horizonte, foi uma das beneficiadas ao longo de 2021, quando concluiu cerca de dez formações. O objetivo foi se aprimorar para a implementação do Novo Ensino Médio. “Os cursos me ajudaram a ver novas formas de desenvolver os conteúdos em sala de aula. Com a implementação do Novo Ensino Médio, minha intenção foi buscar mais informações e agregar ao trabalho que já desenvolvo”, conta. 

Guia de orientação das formações 

Em 2021, a Escola de Formação desenvolveu um guia para auxiliar os professores e especialistas da rede a estabelecer o melhor percurso para o aprimoramento. No “Guia de Orientação das Formações” foi possível identificar as oportunidades disponíveis, períodos de ofertas, em que ponto das formações cada educador estava e quais as possibilidades de caminho seguir, por meio do ambiente de educação a distância. 



Últimas