ESP-MG e SES-MG promovem seminário on-line sobre saúde bucal
Evento será no dia 27/6 e será transmitido pelo canal da ESP-MG no Youtube
A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizarão na terça-feira (27/6), às 14h, o seminário on-line "A Ferramenta de Diagnóstico do Estágio de Implantação dos Macro e Microprocessos da APS na Saúde Bucal (DEIMM- APS SB)", que será transmitido pelo canal da escola no Youtube.
O evento, voltado para os coordenadores Municipais de Saúde Bucal, faz parte das atividades do Curso Curto de Saúde Bucal, “Saúde bucal e o cuidado integral à gestante: interface entre APS e AAE”, que está inserido dentro da terceira onda de expansão do Saúde em Rede, projeto estratégico da SES-MG, em parceria com a ESP-MG.
O webinário será aberto ao público e haverá emissão de certificado pela ESP-MG mediante registro em lista de presença divulgada durante a atividade.
A temática será exposta e debatida pela cirurgiã-dentista, especialista, mestre e doutora em Saúde Coletiva e coordenadora Estadual de Saúde Bucal (SES-MG), Jacqueline Silva Santos. Já a mediação será feita pela trabalhadora da ESP-MG, Ludmila Brito e Melo Rocha.
Projeto saúde em rede
O projeto "Saúde em Rede", do governo de Minas, é desenvolvido pela SES-MG, em parceria com a ESP-MG e tem como objetivo promover a reestruturação das Redes de Atenção à Saúde (RAS), por meio da qualificação dos processos de trabalho dos profissionais da atenção primária (APS) e da atenção ambulatorial especializada (AAE).
O projeto se dá por meio de um processo de educação permanente que tem como propósito desenvolver a competência das equipes para o planejamento e organização da atenção à saúde com foco nas necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Projeto foi iniciado em 2019, em sua etapa piloto, para a macrorregião Jequitinhonha e foi conduzido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e com o Hospital Israelita Albert Einstein.
Já a expansão do projeto, com as três ondas, conta com a parceria da ESP-MG e tem como objetivo levá-lo para o restante do estado. A escola é responsável por diversas atividades como: o desenvolvimento dos projetos educacionais e do modelo lógico para seleção dos municípios das ondas de expansão do projeto; pela elaboração de cursos introdutórios de alinhamento conceitual e dos materiais didáticos dos momentos formativos presenciais; pela preparação dos analistas centrais e pela certificação dos participantes.