Especialistas abordam atuação consorciada para potencializar geração de emprego e renda

Convidados para a Mesa Redonda no primeiro dia de programação destacam importância do Cosud para o desenvolvimento econômico

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A 8ª edição do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) também trouxe, em seu primeiro dia de programação, um momento especial para discussões sobre desenvolvimento econômico, com foco na geração de emprego e renda de qualidade. Na sequência da abertura oficial, uma Mesa Redonda reuniu especialistas para abordar como a atuação consorciada pode potencializar os objetivos comuns.

O debate teve como participantes o economista Carlos Primo Braga – professor da Fundação Dom Cabral (FDC) e ex-diretor do Banco Mundial - e o advogado Rômulo Rocha – assessor jurídico do Colegiado de Secretarias Executivas dos Consórcios Intermunicipais de Minas Gerais (COSECS-MG/APP) e consultor jurídico com foco na área de gestão consorciada. A mediação ficou a cargo do jornalista Iuri Pitta, analista político da CNN Brasil.

Considerando-se a força dos sete estados do ponto de vista econômico, os convidados avançaram em tópicos para melhorar ainda mais a perspectiva de desenvolvimento nos estados, além de soluções para o país.

“A formalização do consórcio entre estados vai deixar um legado para todos os outros consórcios do país”, afirmou o advogado Rômulo Rocha, que também destacou a importância do diálogo permanente entre governadores que integram o Cosud. “Essa troca de experiências entre os governadores, de sair do estado para enxergar a realidade de outros, compartilhar problemas e soluções, deixa o Cosud cada vez mais relevante”, ressaltou.

Em sua participação, o economista Carlos Primo Braga ressaltou também os objetivos do consórcio, e como a união dos governadores pode contribuir para aprimorar o desenvolvimento das duas regiões.

"Para que isso realmente aconteça, é importante que haja instrumentos de monitoramento sobre as ações apoiadas pelo consórcio, seja em Educação, Saúde ou Infraestrutura, por exemplo. Todas essas áreas são importantes para as decisões dos estados consorciados", afirmou. Inclusive, enfatizou ele, com definições que podem servir de modelo para outros estados.

Governadores e representantes dos estados do Sul e Sudeste acompanharam o debate da primeira fila.

Reforma Tributária

Entre outros temas, os especialistas também falaram sobre a reforma tributária, medida que consideram importante para ajudar a solucionar desafios econômicos do Brasil.

“Para que a reforma tributária avance no país, precisamos muito do apoio de estados como esses que representam o Cosud. E esse encontro é a maior contribuição que pode ser feita no momento”, destacou Carlos Primo Braga.

Desafio

O governador Romeu Zema fez as considerações finais da cerimônia de abertura da 8ª reunião do Cosud, salientando a importância da articulação entre os estados para avançar nesta aliança.

“Nosso desafio é grande, mas está longe de ser impossível. Temos muito a ganhar em conjunto”, pontuou.

Na íntegra
 

  • A Rede Minas transmitiu a Mesa Redonda em tempo real. Confira o registro a seguir:

 



Últimas