Estado articula internacionalização do destino Minas em feira de turismo na Alemanha

Durante três dias, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo realizou mais de 30 reuniões com representantes de diversos países  

  • ícone de compartilhamento

Imex / Divulgação

A participação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG), na Imex 2023, em Frankfurt, na Alemanha, criou oportunidades para impulsionar ainda mais o desenvolvimento turístico, cultural e socioeconômico do estado. 

Durante três dias de evento, entre 23 e 25/5, foram realizadas mais de 30 reuniões com o objetivo de promover o destino Minas Gerais internacionalmente e articular com potenciais parceiros a atração de investimentos para o estado.

Os encontros foram produtivos para a realização de acordos que possam  viabilizar a qualificação das atividades culturais e turísticas, além de gerar emprego e renda para Minas Gerais.

“Nos reunimos com representantes da rede hoteleira, trade turístico, instituições de ensino e potenciais investidores, entre eles um já interessado em concessões de espaços para área de eventos. Outra articulação feita foi com a Universidade de Algarve e com o Convention Visitors & Bureau de Cascais, ambos para fortalecer o intercâmbio de ações focadas no turismo, como capacitação e famtours, e na promoção compartilhada de destinos. Outro importante destaque foi a promoção do destino Minas Gerais para diversas empresas norte-americanas, em especial da Flórida, já com vistas à inauguração do voo direto do Aeroporto Internacional de Confins para Fort Lauderdale em junho de 2023”, relata a secretária adjunta Milena Pedrosa. 

Entre as ações da Secult na Imex 2023 foram priorizadas agendas com países considerados estratégicos para Minas Gerais como Estados Unidos, Portugal, Espanha e França, importantes emissores de turistas para o estado. Esse diagnóstico foi feito por meio da Pesquisa de Demanda Turística divulgada em 2022 pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais.

As reuniões também contemplaram diálogos com representantes da Colômbia, que teve voo direto de Bogotá para o Aeroporto Internacional de Confins inaugurado neste ano. 

Resultados

A participação da Secult na edição de 2023 da IMEX Frankfurt reforça o programa “Minas para o Mundo”, que prevê articulações e parcerias internacionais para elevar os potenciais turísticos e culturais de Minas Gerais em contexto mundial.

 Entre os resultados mais recentes deste tipo de ação está a oficialização da instalação de um hotel da rede portuguesa Vila Galé em Ouro Preto, que aconteceu em 18/5/2023 e é fruto de diálogo iniciado em novembro de 2021, quando a Secult realizou a primeira missão internacional do programa.



Últimas