Estado capacita professores para o ensino de educação financeira nas escolas estaduais

Cerca de 2,6 mil professores estão pré-inscritos para participar do projeto, voltado ao ensino médio da rede pública

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Com público de mais de 300 pessoas, live promovida pela Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) em conjunto com o Instituto Ânima apresentou, na sexta-feira(26/5), detalhes sobre a especialização em Educação Financeira promovida pelo Estado para capacitar professores da rede estadual.  

O programa foi apresentado por representantes das duas instituições e transmitido pelo Estúdio Educação MG, canal da pasta no YouTube. Os participantes puderam tirar dúvidas e fazer comentários por meio do chat.

“O curso será totalmente gratuito para professores da nossa rede e estará organizado em três módulos de 120 horas cada, que serão subdivididos em unidades de 30 horas, que proporcionarão as nanocertificações", explica a superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Graziela Santos Trindade. 

A capacitação é voltada a professores do ensino médio da rede estadual, com foco na ampliação do repertório de conhecimento e no aprimoramento dos docentes. Diferencial da formação é que algumas unidades curriculares serão construídas com base na realidade e necessidade dos profissionais da rede estadual, de forma a sanar possíveis deficiências de conteúdo.

Inscrições

Mais de 2,6 mil professores fizeram pré-inscrição e, agora, serão procurados pelo Instituto Ânima para confirmar o interesse e efetivar as inscrições. 

Esse contato será feito por meio do endereço de e-mail informado no preenchimento do formulário de pré-inscrição. Por isso, é muito importante que os interessados estejam atentos.

A capacitação foi estruturada nos quatro pilares de formação de professores do Instituto Ânima — Conhecimento técnico/teórico do conteúdo, Conhecimento pedagógico do conteúdo,
Conhecimento pedagógico geral e Trabalho colaborativo. Durante o encontro virtual, foram apresentadas unidades curriculares e características de cada módulo. 

Teoria e prática

De acordo com a gerente de formação do Instituto  Ânima, Alessandra Pereira, é necessário adaptar estratégias, ideias e aspectos didáticos à realidade de cada escola, turma e estudantes. 

A partir dessa visão o curso foi estruturado para atender demandas teóricas e práticas sobre o assunto, fornecendo, assim, repertório e ferramentas para que os professores consigam trabalhar os conteúdos de Educação Financeira de maneira a agregar valor e fazer sentido para a vida dos alunos. 

“A nossa intenção é realmente conseguir fazer a conexão entre a teoria e a prática”, destaca a gerente de formação, que completa ressaltando que os momentos formativos não serão palestras, e que os professores irão “colocar a mão na massa” fazendo as atividades propostas e vivenciando metodologias. Os participantes terão oportunidade de trocar experiências com outros profissionais e atualizar conhecimentos.

Módulos

O programa disponibiliza três módulos formativos, que podem ser cursados de maneira avulsa (nanocertificação) ou na totalidade (especialização / pós-graduação). 

O primeiro a ser disponibilizado é o Módulo Específico, que traz ideias centrais de educação financeira. 

O segundo é o Módulo Comum, que é a pedagogia geral, abordando a contribuição da neurociência para a educação, planejamento, metodologias e desenvolvimento de habilidades e competências. 

O terceiro é o Optativo, que traz a opção do profissional  escolher o que quer cursar, entre as várias temáticas oferecidas, completando as quatro unidades curriculares que fazem parte do módulo. 

Todos os módulos contarão com a Comunidade de Aprendizagem, que é uma plataforma em que os participantes podem compartilhar experiências, desafios e conhecimentos. 
Para acessar a live na íntegra, clique aqui



Últimas