Estado contribui para duplicação da capacidade de atendimentos de hemodiálise no Hospital São Francisco, em BH

Vice-governador e secretário de Saúde vistoriaram unidade, que também adquiriu novo tomógrafo com recursos estaduais; Complexo hospitalar já recebeu R$ 31 mi por meio do Valora Minas

Professor Mateus destacou esforço organizado do Estado para fortalecer a rede de saúde de Minas Gerais

Rafael Mendes / SES-MG

O vice-governador de Minas Gerais, Professor Mateus, e o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, vistoriaram, nesta segunda-feira (26/6), a unidade Concórdia do Hospital São Francisco, na regional Nordeste de Belo Horizonte.

O complexo hospitalar acaba de inaugurar a duplicação do serviço de hemodiálise, que contou com investimentos de R$ 4,8 milhões do governo estadual. Além disso, também adquiriu novo tomógrafo, com recurso de R$ 1,54 milhão, por meio da Política de Atenção Hospitalar de Minas Gerais - Valora Minas.

O hospital, que antes contava com 35 máquinas para a hemodiálise, agora possui 70, com ampliação também da capacidade de pacientes atendidos pelo serviço: 420 no total. Já o tomógrafo, que está em operação desde janeiro deste ano, já realizou mais de mil exames até aqui. Desde o início do Valor Minas, em novembro de 2021, o Hospital São Francisco recebeu R$ 31 milhões em investimentos do governo estadual.

“Cada uma dessas iniciativas vai resultar em ampliação e melhoria no atendimento e também na condição de trabalho e produção dentro do hospital”, ressaltou o vice-governador, Professor Mateus. “Isso tudo faz parte de um esforço organizado do Governo de Minas para fortalecer nossa rede de saúde. O Hospital São Francisco recebe pacientes de todo o estado e estamos felizes em saber que a nossa população vai contar com um hospital cada vez melhor”, ressaltou.

Rafael Mendes / SES-MG

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, destacou a unidade hospitalar como 'referência estadual em cirurgias ortopédicas que faz jus a isso pela sua capacidade de gestão'. "Um grande desafio é zerar a fila das cirurgias eletivas na área e o hospital é um protagonista nesse sentido. Temos certeza de que logo vamos colher os frutos disso”, afirmou o secretário.

A parceria com o Estado, segundo o superintendente geral do Complexo Hospitalar São Francisco de Assis, Helder Yankous, é motivo de comemoração.

“Vejo com muito otimismo esses novos momentos. Há pouco tempo, o hospital passou por uma grande crise financeira e, agora, estamos nos reestruturando e ficando cada vez mais fortes, maiores e melhores, para atender mais pessoas. Somos o maior serviço de ortopedia de Minas Gerais e até o final do ano seremos de novo o maior do Brasil”, salientou.

Eficiência energética

Outro destaque do evento foi o resultado do projeto de eficiência energética da Cemig, que trocou todas as cinco mil lâmpadas do hospital e também a autoclave, equipamento responsável pela esterilização dos materiais médicos e cirúrgicos, num investimento de cerca de R$ 800 mil.

“Mais importante que o valor investido é a redução do consumo que teremos, que vai possibilitar algo em torno de R$ 150 mil por ano, o que é um orgulho muito grande”, destacou o diretor de Distribuição da Cemig, Marney Antunes. Ele informou, ainda, que a empresa está levando o projeto a todos os hospitais filantrópicos do estado.

Também participaram da cerimônia o secretário de Saúde de Belo Horizonte, Danilo Borges Matias, o presidente do Conselho Curador do Complexo Hospitalar São Francisco de Assis, Carlos Renato Melo de Couto, e a presidente do Serviço Social Autônomo (Servas), Christiana Renault.

Hospital São Francisco

Fundado em 2011, o Hospital São Francisco é operado pela Fundação Hospitalar São Francisco de Assis (FHSFA), e possui atendimento exclusivo ao Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2012, inaugurou uma segunda unidade, no bairro Santa Lúcia, em Belo Horizonte, dedicada exclusivamente a procedimentos ortopédicos de média e alta complexidade.

Atualmente o Complexo Hospitalar São Francisco mantém suas duas unidades em funcionamento, somando 326 leitos, sendo 60 leitos de CTI, e mais de 1.500 colaboradores, que prestam serviços hospitalares e cirúrgicos de alta, média e baixa complexidade em 33 especialidades.