Estado divulga resultado do Concurso Retratos da Serra 2020

Competição contempla registros amadores e profissionais com o objetivo de divulgar e prestigiar as belezas da reserva ambiental do Rola-Moça

imagem de destaque
Fotografia selecionada em 1º lugar na quarta edição do concurso
  • ícone de compartilhamento

Visitantes da Serra do Rola-Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), aguardavam com expectatativa o resultado  do Concurso Retratos da Serra, edição 2020. Nessa terça (12/1), o Instituto Estadual de Florestas (IEF) divulgou as dez fotos selecionadas. 

Realizado anualmente pelo setor de Educação e Turismo do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, a competição atrai diversos fotógrafos e cliques, o que ajuda a divulgar as belezas naturais e a biodiversidade presente na reserva ambiental mantida pelo Governo de Minas.

Autores e premiação

As dez fotografias amadoras e/ou profissionais selecionadas são de visitantes do local, que possui mirantes e outras atrações.

Uma comissão julgadora avaliou as imagens, conforme estabelecido no regulamento da premiação.

As imagens vencedoras serão publicadas, com o devido crédito aos autores, nas redes sociais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), no site do IEF e também no Sisema Notícias, publicação semanal produzida pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad).

Recorde

Em prevenção à covid-19 e respeito à restrição de convívio social imposta pela pandemia, a edição 2020 do concurso não contou com a tradicional premiação entregue ao primeiro colocado: entrada e estadia gratuitas em uma das unidades de conservação estaduais.

No entanto, apesar de reflexos do coronavírus, houve recorde de inscritos, 39 imagens, maior número nas quatro edições do concurso, criado em 2016. 

De acordo com a monitora ambiental do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça e uma das organizadoras do concurso, Sabrina Resende, os critérios de seleção das imagens pela banca julgadora vai além da estética e de conceitos formais relacionados à fotografia. "A analise leva em conta a habilidade de cada participante em registrar com criatividade pontos e locais emblemáticos da Serra do Rola-Moça."

Vitrine

Sabrina destaca ainda que o concurso, além de funcionar como vitrine para as belezas da Serra sob o olhar pessoal de cada participante, é um convite a aproveitar a natureza, mesmo que seja na tela do computador. "Toda a edição foi realizada de forma virtual e as imagens poderão ser apreciadas em diversos canais de web", reforça.

Na avaliação do diretor de Unidades de Conservação do IEF, Cláudio Castro, o concurso também valoriza o olhar do visitante e suas percepções sobre o parque. “Podemos descobrir o que mais causou encantamento e significou para eles em suas vivências na Serra do Rola-Moça. Além disso, é uma forma de incentivar à contemplação da natureza e uma ótima maneira de dar visibilidade às nossas belezas naturais”, encerra.

Conheça as 10 imagens vencedoras desta edição:

1° lugar: Ranyeri P. Santos | @ranyeri.palmeira

2° lugar: Leandro da Glória de Paula | @leandro.bh

3° lugar: Henrique Azeredo Murta da Fonseca | @henriquemurta_artgallery

4º lugar: Ludmila Santana Moreira

5º lugar: Farley Nogueira Ramos

6º lugar: André Souza

7º lugar: Bruno Oliveira dos Santos

8º lugar: Maria Letícia Silveira

9º lugar: Ricson Brito Esteves

10º lugar: Warlley Junio Vieira

Biodiversidade

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça se destaca pela riqueza natural, com passeios que revelam ao visitante paisagens de beleza singular e sua biodiversidade. São encontradas espécies da fauna local animais como lobo-guará, onça parda, cachorro-do-mato, veado campeiro, carcará e várias outras espécies de aves. A flora, por sua vez, conta com canela-de-ema, espécie símbolo do parque, além de várias espécies de orquídeas, bromélias e cactáceas.

O nome dado ao parque é homenagem ao escritor Mário de Andrade, autor do poema A Serra do Rola-Moça.



Últimas