Estado ganha novo eixo turístico, o Via Liberdade

Rota passa pelos estados Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, e reserva atrativos ao longo da BR-040

  • ícone de compartilhamento

Apontada como a maior rota turística do Brasil, a Via Liberdade acaba de ser lançada em evento no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, em 29/10. Na ocasião, acordo de cooperação técnica foi assinado pelos governos de Minas, do Rio de Janeiro, de Goiás e do Distrito Federal, representados pelos respectivos secretários de Estado de Cultura e Turismo. A nova rota turística interliga belezas históricas, culturais e artísticas dos quatro territórios.

O Via Liberdade é uma das principais ações previstas no programa Reviva Turismo. O projeto busca as oportunidades turísticas contidas no percurso de 1.179 quilômetros da BR-040, sendo 830 km em Minas Gerais, por meio de ações e programas estratégicos. Os atrativos incluem patrimônios da humanidade, paisagens entre montanhas e mar, cidades imperiais, natureza exuberante, horizontes, capitais, metrópoles, comidas típicas, tradições, sertão, arte e contemporaneidade.

O projeto terá três eixos de ações, trabalhados de forma conjunta pelos estados e DF.  Estruturação, sinalização e promoção dos roteiros e destinos turísticos estão entre as prioridades. Inicialmente, o Via Liberdade será trabalhado para ser percebido pela própria população inserida no roteiro, para, depois, ser divulgada no país como um todo.

Entre as ações propostas estão a realização de encontros direcionados a pesquisadores, artistas e especialistas em temas relacionados aos marcos da história do Brasil; celebração do bicentenário da Independência do Brasil; promoção de destinos estratégicos do projeto; seminários sobre patrimônio e turismo; atividades de marketing sobre o destino como apoio à comercialização dos territórios envolvidos junto a agências e operadoras; utilização de portais do turismo e redes sociais para potencializar o turismo virtual; participação em feiras e eventos nacionais e internacionais e parcerias estratégicas com os setores público e privado, além de entidades representativas do turismo.

Repercussão

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, afirma que o lançamento da Via Liberdade é um momento importante para geopolítica cultural do país, do turismo. “É a união de quatro estados irmãos, das mesmas mães portuguesa, africana, e do mesmo chão indígena. Onde há liberdade, turismo de libertação, as pessoas querem sair. A Via Liberdade reúne 70% do patrimônio histórico do país. É o maior eixo de cultura e turismo do Brasil”, enfatiza.

O secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, ressalta que a integração da rota coloca na prateleira do turismo nacional e internacional vários patrimônios históricos do país, com união de estados com forte vocação para o turismo. “As pessoas têm procurado cada vez mais viajar com suas famílias de carro. A iniciativa surgiu na interlocução entre os secretários e identificamos que essa rota integra os ativos de turismo. Também a celebração dos 200 anos da Independência do Brasil, no ano que vem, será um grande sucesso”, pontua.

Para a secretária de Estado de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, o Via Liberdade ressignifica o roteiro e traz uma oportunidade pelo turismo cultural de trazer o olhar do Brasil, a população para os patrimônios naturais, histórico e da humanidade que representam cada um dos estados. "Com a iniciativa, valorizamos a comunidade local. Levamos ao visitante, que passa pela rodovia, uma experiência inédita: conhecer a história de cada um dos estados e  do DF. É um novo eixo de desenvolvimento", destaca. 

Já o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, diz que a iniciativa vai valorizar a cultura regional. “Eu sou mineiro, então aumenta a motivação dessa parceria. É um dos maiores corredores culturais do Brasil e do mundo. Goiás tem um pedaço nessa história. Vai criar bons cenários de oportunidade de desenvolvimento por meio da Via Liberdade ao longo da BR-040”, afirmou.
 



Últimas