Estado incentiva uso de trigo MGS Brilhante para alimentação de bovinos leiteiros

Por meio de Unidades Demonstrativas cultivar será testada em 14 municípios mineiros

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Pesquisas e testes têm comprovado que a cultivar de trigo MGS Brilhante é uma alternativa viável, nutritiva e satisfatória para a produção de silagem durante o período de entressafras (ou safrinha) do milho, cereal tradicionalmente mais utilizado na alimentação de bovinos.

Com o intuito de colher novos dados sobre o desempenho do material em diferentes tipos de clima e solo do estado mineiro, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em conjunto com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (Emater-MG), montou 15 Unidades Demonstrativas em propriedades rurais nas regiões Sul, Sudoeste e Campos das Vertentes.

Após a colheita do milho, áreas agrícolas de bovinocultura costumam ficar sem plantio e com o solo descoberto entre março e outubro, o que pode ser prejudicial para a propriedade. Um dos desafios para produtores é encontrar alternativa que promova a rotação de culturas, beneficiando a qualidade do solo e aumentando a proteção contra possíveis pragas.

“Estamos com vários experimentos em andamento em unidades da Epamig desde 2021 que têm nos mostrado que a qualidade da silagem produzida à base do trigo MGS Brilhante é espetacular e muito proveitosa, por ser uma cultura de inverno. O desempenho dos animais em fase de crescimento que estão consumindo silagens de trigo tem sido praticamente o mesmo daqueles que consomem a de milho”, comenta o zootecnista, e chefe da Assessoria de Negócios Agropecuários da Epamig, Clenderson Corradi.

Origem

A cultivar foi lançada pela Epamig em 2005, originalmente para o setor de panificação, e, segundo Clenderson, é ideal para a alimentação de bovinos, por conta de seu porte alto, sua grande tolerância à seca e por não possuir aristas (pontas que protegem as sementes de trigo e que podem causar lesões no rúmen do animal).

 “Em todos os tratamentos que fizemos, o consumo de matéria seca foi maior do que a nossa expectativa e o ganho de peso dos bovinos foi mantido com sucesso, então concluímos que se trata de um alimento de qualidade para os animais durante o período da seca, complementando muito bem a silagem de milho”.

Unidades Demonstrativas

Nos últimos meses, a Epamig e a Emater-MG montaram Unidades Demonstrativas em 14 municípios mineiros, com o objetivo de validar o desempenho da MGS Brilhante em locais com diferentes solos, condições climáticas e raças de bovinos. As equipes vão acompanhar o crescimento do trigo, quantidade de matéria seca produzida, índices pluviométricos e ocorrência de pragas, entre outros fatores.

“A Epamig cedeu sementes aos produtores, que já iniciaram o plantio. Nossos técnicos e extensionistas seguem fazendo um acompanhamento e visitam esporadicamente as unidades, fotografando as áreas cultivadas e conversando com os produtores sobre adubação, qualidade do solo, controle de pragas e doenças”, conta o zootecnista e coordenador técnico da Emater-MG na região de Alfenas, Marcelo Martins. Ele explica ainda que "a colheita está prevista para o mês de julho com programção de colher sementes para realizar a multiplicação em outras propriedades”.

Solução para seca

Desde que descobriu o potencial para silagem do trigo MGS Brilhante, em 2021, Marcelo Martins tem se esforçado para disseminar a cultura entre os produtores do Sul de Minas e diz que o retorno tem sido bastante positivo. “Esse material surgiu como solução para uma demanda antiga deles, que, por necessidade, muitas vezes optavam por saídas prejudiciais e não recomendadas sanitariamente, como plantar o milho novamente na safrinha, o que acaba exaurindo os solos e atraindo pragas, como a cigarrinha-do-milho”, explica.
 
Ele conta que a Emater-MG planeja organizar cerca de dez dias de campo ao longo de 2023, para difundir ainda mais a tecnologia entre pecuaristas de leite das regiões onde estão as Unidades Demonstrativas.

Exemplo

Um dos produtores que decidiu testar o cultivo do trigo MGS Brilhante para silagem foi Jonas Totti. Sua propriedade fica no município de Jesuânia (MG), e produz leite há mais de 30 anos, com um volume diário de cerca de 3 mil litros.

“Soubemos dessa cultivar graças ao trabalho da Emater-MG. Plantamos no ano passado e já estamos oferecendo a silagem para o gado”, detalha Jonas, que completa celebrando o resultado observado até agora, “Usávamos aveia antigamente e vimos que o trigo produz o dobro de matéria seca por hectare. Além disso, a silagem do trigo ainda tem uma fibra que é muito digestiva. Então, estamos muito satisfeitos com o resultado e agora estamos em busca de mais sementes”, conclui o produtor.

Sementes 

Clenderson Corradi diz que a Epamig está se preparando para suprir a procura por sementes, que tem sido grande por parte dos produtores. “Nos dois últimos anos, toda nossa produção de sementes de MGS Brilhante esgotou rapidamente. Então, estamos com uma expectativa de produzir cerca de 50 toneladas de sementes ao longo de 2023, visando atender essa alta demanda”, antecipa.

Interessados em adquirir sementes podem fazer encomendas na Assessoria de Negócios Agropecuários, pelo e-mail asagro@epamig.br ou telefone (31) 3489-5060, e no Campo Experimental de Sertãozinho, cest@epamig.br (34) 3821-8699.
 



Últimas