Estado realiza entrega simbólica de equipamentos para o Departamento Penitenciário

Primeira compra internacional da Sejusp é histórica e representa a valorização dos profissionais que atuam nas unidades prisionais

  • ícone de compartilhamento

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, realizou nesta sexta-feira (10/2) a entrega simbólica de 1.500 pistolas Beretta e dois fuzis para o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG). Para a compra dos armamentos foram investidos mais de R$ 3,5 milhões, que serão destinados, prioritariamente, para a cautela fixa de policiais penais que atuam no Grupo de Escolta Tática Prisional (Getap) e em demais funções estratégicas nas unidades prisionais.  

Tiago Ciccarini

A aquisição destes armamentos tem como objetivo a valorização dos policiais penais, a oferta de melhores condições de trabalho e o aparelhamento da instituição. Os novos equipamentos contam com um design moderno, inovações tecnológicas e fácil utilização pelos operadores. As armas da Beretta se destacam por serem de fácil uso e manuseio, sendo seguras e confiáveis, além de possuírem poder de fogo altamente qualificado. Esta é uma das marcas preferidas dos operadores de segurança pública em todo o mundo. 

Segundo Rogério Greco, o investimento em ferramentas de trabalho é fundamental para o aprimoramento das funções e para a valorização do servidor. "Entre as missões que o governador me deu quando assumi estava uma atenção especialíssima à Polícia Penal e ao sistema prisional. E é com esse pensamento que estamos trabalhando nesses últimos dois anos". 

O processo de cautela fixa das armas dos policiais penais lotados nas unidades prisionais da Região Metropolitana de Belo Horizonte será realizado na Central de Suprimentos da Sejusp. Simultaneamente também será realizado o mesmo procedimento, in loco, nas Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) para os servidores do interior, a fim de garantir mais agilidade e economia para os cofres públicos. 

Do total de armas adquiridas, 114 são oriundas de emendas parlamentares. As demais foram angariadas com recursos do Governo de Minas Gerais.    

Importação 

A carga, importante e histórica para a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), desembarcou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, em novembro de 2022. Caixas que vieram diretamente da Itália chegaram repletas de pistolas da empresa Fabbrica d'Armi Pietro Beretta, a mais antiga fabricante ativa de componentes para armas de fogo do mundo. O longo e complexo processo de compras foi intermediado pela Subsecretaria de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia (Sulot). 

Técnicos da área trabalharam durante meses para concluir o processo de importação. Foram muitas etapas que precisaram ser vencidas, desde as fases do embarque do armamento e do desembaraço aduaneiro, até a superação das dificuldades nos trâmites de importação para concluir a aquisição das pistolas da empresa.  



Últimas