Estudante de Manhuaçu participa de Semana de Vivência Legislativa no Senado Federal
Representante mineira apresentou propostas em comissão e defendeu ideias em plenário durante o Programa Jovem Senador
A jovem Luísa Rodrigues de Freitas, 15 anos, de Manhuaçu, cidade da Zona da Mata Mineira, é estudante da Escola Estadual Antônio Silva Rocha e representa Minas Gerais no Programa Jovem Senador. Ela esteve presente em Brasília entre os dias 18 e 22/8 para participar da Semana de Vivência Legislativa.
Luísa foi selecionada através da sua redação que abordava o tema do Jovem Senador 2025, “Emergência climática: pense no futuro, aja no presente". Além dela, representantes de todos os estados, mais o Distrito Federal (DF) tomaram posse e participaram de ações no Senado Federal.
“Tive a honra de representar meu estado no Programa Jovem Senador 2025. Foram experiências tão marcantes que vou levar comigo pelo resto da vida. Era tão incrível estar lá todos os dias, participar de comissões, defender nossas propostas em plenário. Não foi apenas uma visita: tivemos a sensação de pertencer àquele espaço”, destacou Luísa.
Vivência parlamentar
Durante a Semana de Vivência Legislativa, os jovens senadores foram empossados como membros da Casa e já começaram a trabalhar. Foram apresentadas e debatidas propostas que tramitarão no Senado Federal: o Vale-Livro, para fomentar a leitura e a saúde mental dos jovens; Selo de ajustamento ambiental positivo amplo (Eco Samba), que cria um selo para classificar o caráter sustentável de produtos comercializados e produzidos no país; e a regulamentação da rotulagem, apresentação e publicidade de alimentos ultraprocessados.
Agora, as propostas apresentadas serão encaminhadas à comissão analisadora do programa que construirá o texto final para seguir para a tramitação na comissão de direitos humanos e legislação participativa. Os Jovens Senadores também discutiram demandas para a COP 30, que ocorre em Belém, no Pará, em novembro de 2025.
O programa
Promovido pelo Senado Federal, o Programa Jovem Senador busca estimular a reflexão sobre política, democracia e cidadania entre jovens da rede pública. Todos os custos de participação, transporte, hospedagem, alimentação e atividades, são custeados pelo Senado, garantindo o acesso de estudantes de todo o país a essa experiência única de formação.