Estudantes desenvolvem aplicativo que mede o consumo de energia e ganham prêmio em feira nacional de ciências

Ferramenta construída por alunos da EE Dr João Batista Hermeto conquistou o 3º lugar da categoria Cidades e Comunidades Sustentáveis da Feira Stem Brasil

  • ícone de compartilhamento

Ciência, tecnologia e inovação aliados à curiosidade, ao conhecimento e à dedicação. Essa junção de fatores foram os ingredientes usados pelos estudantes da EE Dr João Batista Hermeto, em Lavras, para a construção de um aplicativo que calcula o custo do consumo mensal de energia elétrica. Os jovens, do curso de Desenvolvimento de Sistemas, do 2º do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), venceram o 3º lugar do Prêmio Cidades e Comunidades Sustentáveis da Feira Stem Brasil, que aconteceu de maneira virtual no final do ano passado.

SEE / Divulgação

Os estudantes competiram com jovens de todo o país e se orgulham por terem se destacado em meio a tantos jovens. Emocionado, Nicolas Gabriel de Lima diz “se sentir muito honrado por terem sido escolhidos para participar e como vencedores em uma competição em que escolas particulares, federais e militares de todo o Brasil participaram”. Seu colega Pedro  Henrique Nunes Viana destaca a alegria de representar a rede estadual na lista de vencedores. “A gente representou uma escola pública, no meio de um tanto de outras escolas, o que nos enche de orgulho", ressalta. 

Essa felicidade é compartilhada não apenas entre os integrantes do projeto, mas por toda a escola, como aponta Yasmim Canestri Queiroz. "É uma conquista enorme, não só para a gente que ainda é jovem e está aprendendo, mas também para a escola", afirma a estudante. Bianca Bibiano Gomes ressalta que a participação na feira é um conhecimento a mais e enfatiza sua gratidão com a oportunidade. "É muito emocionante ver que seu trabalho está sendo reconhecido”, declara. Thawan Victor Carvalho Santos reforça dizendo que essa, além de ser uma boa oportunidade para os alunos, gera mais atenção para a escola, que é do interior.

Incentivo e orientação

Para a elaboração do aplicativo, os alunos contaram com a orientação dos professores Rafael Correia Fonseca, de Matemática, e João Marcelo De Almeida Garcia, de Física. O aplicativo tem a função de calcular quanto de energia elétrica é gasta por tempo de uso de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos. Esse projeto aborda um assunto bastante evidente no cotidiano mundial, a sustentabilidade. 

João Marcelo aponta que, a partir da plataforma, as pessoas podem calcular o custo do consumo mensal de energia elétrica dos seus eletrodomésticos, o que ajuda a conscientizá-las sobre o consumo excessivo e desperdício de energia elétrica. O professor completa dizendo que esse projeto também incentiva a pesquisa e o desenvolvimento de soluções tecnológicas que contribuem para a preservação do meio ambiente. Assim como ele, Rafael afirma que essa vitória traz visibilidade ao projeto, possibilitando que ele seja divulgado para um público maior, contribuindo para que mais pessoas sejam conscientizadas sobre a importância da sustentabilidade.

“Destacar-se em uma feira nacional como a STEM Brasil 2022 é uma grande conquista, pois significa que o trabalho dos estudantes foi reconhecido e avaliado por uma comissão julgadora altamente qualificada.”, ressalta o professor de matemática, Rafael. 

 



Últimas