Estudantes do Trilhas de Futuro fazem visitas técnicas para alinhar teoria e prática profissional 

Ação objetiva agregar aprendizado aos mais 100 mil alunos do programa em Minas

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Alunos do Trilhas de Futuro têm vivenciado experiências que antecipam a realidade do mercado de trabalho. 

Isso por que o programa do Governo de Minas tem levado os 100 mil estudantes de cursos profissionalizantes das mais diversas regiões do estado a ter contato direto com a profissão escolhida. 

A visita pode ser em um centro cirúrgico, departamento de anatomia de escolas superiores ou em empresas de grande porte. 

A ação tem feito sucesso entre os jovens e , muitas vezes, realçado ainda mais a vontade do aluno em seguir determinada carreira. Ou a perceber, na prática, que tal área não é apropriada para sua vida. 

As visitas técnicas, segundo professores e coordenadores dos 78 cursos oferecidos pelo Trilhas de Futuro no estado , são essenciais na formação desses futuros profissionais.

Viagem 

Em Janaúba, no Norte de Minas, a Soeducar levou estudantes do curso técnico de Segurança do Trabalho para Salvador, na Bahia. 

O grupo viajou  mil quilômetros para visitar o Porto da Tecon. “A visita nasceu a partir da discussão em sala de aula sobre a Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho Portuário (NR 29), mais conhecida como NR portuária. Foi uma grande oportunidade para ver na prática os temas debatidos em sala de aula.  A maioria dos nossos alunos não conhecia o mar e foi emocionante ver a satisfação deles”, conta o coordenador do curso da Soeducar, Ilidiano Braz Silva, conhecido como professor Didi, que já levou os alunos também à Petrobras e em uma fábrica de cimento. 

Além da aplicar a teoria apreendida nas disciplinas, os alunos podem conversar com profissionais que atuam no mercado e tirar dúvidas em relação a determinadas áreas de atuação.

Caso das turmas do curso técnico de Enfermagem da Enferminas, unidade de Juiz de Fora, Zona da Mata, que visitaram o Centro Cirúrgico do Hospital Monte Sinai, da rede privada, e o Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus, do SUS. A coordenadora pedagógica da unidade, Michelle Aparecida Aliani, conta que este é um momento, sobretudo, encorajador. 

“Neste momento da prática eles conseguem entender como funciona e se familiarizam com o ambiente hospitalar. Ajuda a perceber se é realmente o que desejam. As visitas são muito positivas e os estudantes voltam mais motivados quando eles têm esse contato com os profissionais”, pontua Michelle. 

Um outro fator apontado pelo diretor da Conhecer Escola Técnica, de Belo Horizonte, Samuel Santos de Carvalho, é a oportunidade de ampliar os estudos por meio de museus de escolas superiores que têm rico acervo histórico. A Conhecer organizou uma visita ao Museu de Anatomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para cerca de 50 estudantes do módulo II dos cursos de Enfermagem e Radiologia. 

“Em uma visita ao museu de anatomia da UFMG eles conseguiram ver, por exemplo, as diversas transformações que se passaram na Medicina, conheceram equipamentos antigos de radiologia e tiveram contato com anatomia profissional. Isso fortalece a aprendizagem nas disciplinas que têm anatomia,  importantes nos cursos de enfermagem e radiologia, por exemplo”, pontua Samuel.

O programa 

Com duas edições,  248 instituições de ensino estão credenciadas no Trilhas de Futuro e oferecem 78 cursos profissionalizantes em 46 regionais do estado, e 181instituições credenciadas . 

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), oferece cursos gratuitos em instituições públicas ou privadas. 

Os estudantes têm isenção do pagamento da mensalidade, recebem material didático específico e, ainda, ajuda de custo diária para o pagamento de vale-transporte e alimentação. 
 



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