Etapa Estadual do Jemg Paralímpico é realizada nesta semana em Ipatinga

Mais de 450 estudantes-atletas participam da competição que tem disputas em seis modalidade paralímpicas

O município de Ipatinga, no Vale do Aço, recebe nesta semana a etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) Paralímpico. A competição teve início em 12/6 e será finalizada nesta sexta-feira (16/6). A etapa  contempla seis modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, goalball, natação, parabadminton e tênis de mesa. A estimativa é que 450 estudantes-atletas de 76 instituições de 30 municípios do estado participem do campeonato.

Tiago Estanislau

Todas as disputas estão sendo realizadas na Associação Esportiva e Recreativa Usipa. A cerimônia de abertura oficial foi no dia 13/6, às 19 horas, no ginásio da Usipa. O subsecretário de Esportes, Antônio Eduardo Viana Miranda, está em Ipatinga prestigiando a competição e participou da solenidade de abertura.

Segundo ele, a realização desse evento é de extrema importância para todos os envolvidos, municípios, instituições e principalmente os atletas-estudantes. “A etapa paralímpica é  fundamental para os  Jogos Escolares de Minas Gerais. Celebra-se a igualdade, o respeito à diferença e a disciplina. Esperamos proporcionar aos atletas muita diversão e integração. É o esporte alinhado à educação na formação e socialização dessas pessoas,” ressalta.

Uma das responsáveis por levar a competição para Ipatinga, a professora Simone Martinho, destaca a importância da cidade receber a competição. “Estamos preparados, é uma honra receber os estudantes-atletas em nossa cidade. A nossa expectativa com o sediamento é fomentar o paradesporto e incentivar a participação de mais estudantes-atletas no ambiente esportivo-escolar’’. “Estamos unidos com todos os entes federativos para proporcionar o melhor possível nesses cinco dias de competição”, afirmou Simone Martinho. “É a primeira vez que Ipatinga sedia a etapa estadual e, para nós, isso é um motivo de muito orgulho”, concluiu a professora.

A etapa estadual mineira é uma seletiva para a etapa regional e nacional das Paralimpíadas Escolares, que vai ocorrer de 29/8 a 2/9, em Brasília, nas modalidades de atletismo, bocha e natação. Já no período de 27/11 ao dia 2/12, será a etapa nacional, em São Paulo, com os classificados da regional. Também participam os estudantes-atletas das modalidades de basquete em cadeira de rodas, goalball, futebol de 5, futebol de 7, halterofilismo, judô, parabadminton, parataekwondo, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.

O Jemg é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Esportes (Subesp), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (Feemg).