Experiências da Seplag-MG são compartilhadas em congresso internacional sobre gestão pública

Evento sobre reforma do Estado e da administração pública na América Latina foi realizado na Bolívia; Seplag-MG marca presença em oito painéis

  • ícone de compartilhamento

Experiências nas áreas de gestão de pessoas, transformação digital, inovação e reparação de Brumadinho foram apresentadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) no XXVII Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (Clad). O evento sobre reforma do Estado e da administração pública na América Latina foi promovido pelo Clad e pelo Governo da Bolívia, em Sucre (BL), entre os dias 22 e 25/11.

O congresso contou com a participação de representantes de 24 países nos modelos virtual e presencial. A Seplag-MG teve participação em oito painéis e apresentou alguns projetos de destaque da pasta, como o Minas Atende, que tem como foco a transformação dos serviços públicos. O programa de seleção e desenvolvimento de profissionais do governo mineiro, Transforma Minas, também foi apresentado, além de ações do Laboratório de Inovação LAB.mg, do Comitê Gestor Pró-Brumadinho, entre outras.

“O compartilhamento e a troca de experiências com outros governos são a essência dessa iniciativa, possibilitando o aprimoramento das iniciativas do Governo de Minas” destacou o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Sepag-MG, Rodrigo Diniz, que apresentou o programa Minas Atende no evento, abordando a transformação do serviço público por meio do Portal MG (mg.gov.br) e do aplicativo MG App.

Seplag / Reprodução


A subsecretária de Gestão de Pessoas, Kênnya Kreppel, apresentou o painel "Inovação nos processos seletivos de alta liderança com foco em competências no Estado de Minas Gerais, Brasil", que abordou o programa Transforma Minas. Desde 2019, o programa já realizou 244 processos seletivos e nomeou 231 lideranças com base na competência e critérios objetivos. Além disso, outros 110 servidores do segundo escalão e lideranças regionais já participaram de ações de desempenho e desenvolvimento.

“Ter a oportunidade de debater temas tão relevantes é um ganho para todos os países participantes. Por meio da troca de experiências, é possível aperfeiçoar trabalhos desenvolvidos por governos nacionais e estaduais", disse.

Clad

Criado em 1972, por iniciativa dos governos do México, Peru e Venezuela, o Clad é uma organização pública internacional de natureza intergovernamental e está completando 50 anos em 2022.

O congresso é realizado anualmente, reunindo ministros e secretários de Estado responsáveis ​​por políticas públicas, além de parlamentares, pesquisadores e professores universitários e de instituições especializadas, consultores, servidores públicos e sindicalistas.



Últimas