Expocafé retoma formato presencial a partir de quarta-feira (25/5)

De 25 a 27/5, feira que contempla toda a cadeia do grão terá programação variada no Campo Experimental da Epamig, em Três Pontas, Sul de Minas

A Expocafé está de volta ao formato presencial, após duas edições totalmente virtuais. O evento será de 25 a 27/5, no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Três Pontas.

Os mais de 120 expositores confirmados na Expocafé 2022 vão apresentar soluções em maquinários, implementos e insumos para a lavoura, além de alternativas para a propriedade, como energia solar. “Na feira, os expositores mostram produtos que atendem às diferentes necessidades de produtores de pequeno, médio e grande porte. Além das novidades do setor, os visitantes têm acesso e implementos necessários no dia a dia da cafeicultura e de outras atividades agrícolas, desde insumos básicos como inseticidas e bioinseticidas, fertilizantes e adubos até colheitadeiras e beneficiadoras”, destaca o coordenador-geral da Expocafé, Clenderson Corradi.

Instituições bancárias e cooperativas de crédito também estão entre os expositores, com o intuito de oferecer opções de financiamento e linhas de crédito a cafeicultores. Parceiros e apoiadores do evento como Universidade Federal de Lavras (Ufla), Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas Ltda (Cocatrel), Prefeitura Municipal de Três Pontas e Emater-MG, além da Epamig, realizadora do evento, terão estandes próprios para atendimentos e programação especial.

Lançamentos

Participante tradicional da Expocafé, a Pinhalense Máquinas Agrícolas levará para a edição os lançamentos do ano: descascador Compacta, selecionadoras Selgron THS e TNS e colheitadeira de café – P1000 TR Smart.

Também no segmento de máquinas, a empresa Agritech apresentará modelos adaptados para a cultura do café. “São versões de tratores cabinados, leves, estreitos e econômicos, que não compactam o solo e são fáceis de operar. Atuamos no mercado cafeeiro há muitos anos e, por este motivo, conseguimos entender as necessidades dos produtores e desenvolver as melhores soluções”, afirma o coordenador de Vendas e Marketing da empresa, Cesar Roberto Guimarães.

As empresas expositoras da Expocafé 2022 poderão ser visitadas também remotamente. A partir de terça-feira (24/5), os estandes virtuais estarão disponíveis para acesso pelo site www.expocafeoficial.com.br.

O 3º Encontro Técnico da Cafeicultura, realizado entre os dias 10 e 12/5, e a programação virtual da 2ª Expocafé Mulheres, ocorrida em 18/5, estão disponíveis para acesso mediante cadastro no site.

Difusão de tecnologias

Principal evento nacional de transferência de tecnologias na cafeicultura, a Expocafé terá uma programação técnica diversificada. As atrações começam já na véspera da abertura do evento ao público, dia 24 maio (terça-feira), com a realização do 11º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira. Com o tema “Manejo Mecanizado e Cafeicultura de Precisão”, o evento terá início às 8h. As inscrições, no valor de R$60 para estudantes e de R$120 para demais participantes, devem ser feitas no local, no dia do simpósio.

Entre os dias 25 e 27/5, juntamente com a exposição máquinas, ocorrerão palestras técnicas, dinâmica de máquinas e atrações especiais como o Espaço Aromas e Sabores, que dará ao público a oportunidade de conhecer diferentes métodos de produção e de preparo de cafés, além de degustar a bebida e Espaço Produtor Inovador da Expocafé 2022, que tem o objetivo de apresentar, divulgar e buscar a interação dos produtores rurais do setor de café com novas tecnologias para a cadeia de negócios.

Informações, inscrições e programação virtual: www.expocafeoficial.com.br