Fapemig credencia instituições para concessão de cotas de bolsas de iniciação científica

São previstos recursos de até R$ 23 milhões por ano. As propostas serão recebidas até 1/8/2022

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) acaba de lançar a chamada 08/2022: Seleção Pública de Adesão ao Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic). A chamada tem como objetivo credenciar as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação e as Instituições de Ensino Superior (IES), localizadas em Minas Gerais para a concessão de cotas de bolsas de iniciação científica conforme respectivas capacidades de orientação nessa modalidade.

O prazo de credenciamento será de 48 meses, prorrogáveis por até 12 meses, contados a partir da contratação das propostas aprovadas, por meio da celebração de convênio. O número de cotas a serem concedidas, por instituição, será estabelecido conforme critérios estabelecidos pela Deliberação nº 166 do Conselho Curador da Fapemig, publicada em 13/4/2021 (veja a publicação aqui). Entre esses critérios, estão indicadores de desempenho institucional relativos à qualidade do ensino de graduação, qualidade da pós-graduação e qualidade das atividades de pesquisa.

Os recursos previstos são de até R$ 23 milhões por ano. As propostas serão recebidas até 1/8/2022 e a previsão é a de que os resultados sejam divulgados em 2/9/2022. A chamada está disponível aqui, e os anexos podem ser visualizados aqui.

Dúvidas podem ser encaminhadas ao Fale Conosco.