Fapemig promove live tira dúvidas sobre a chamada Demanda Universal 2023

Serão alocados R$ 39 milhões em recursos para as propostas aprovadas

  • ícone de compartilhamento

Fapemig / Divulgação

Na próxima segunda-feira (6/3), às 15h, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) transmite pelo Youtube a Live Tira Dúvidas sobre a Chamada 01/2023 - Demanda Universal. Trata-se de uma oportunidade para esclarecer dúvidas sobre o edital com a equipe da fundação. Estarão presentes o chefe do Departamento de Análise de Propostas de Projetos, Ader Luiz Dias, e a gerente de Ciência e Tecnologia, Simone Rodrigues Bomtempo.

A Chamada 01/2023 tem como objetivo estimular a pluralidade e a diversidade da pesquisa científica e tecnológica nas diversas áreas do conhecimento. Serão alocados R$ 39 milhões em recursos para as propostas aprovadas, que deverão ser executadas em 36 meses.

As propostas poderão ser apresentadas em três faixas: A; para doutores formados em qualquer época, B; destinada a equipes de pesquisa que possuam, dentre seus membros, no mínimo, três doutores, sendo um deles o coordenador do projeto e os outros dois doutores deverão ser cadastrados com a função de subcoordenadores e C; destinada a equipes de pesquisa que possuam, dentre seus membros, no mínimo, quatro doutores, sendo um deles o coordenador do projeto e os outros três doutores deverão ser cadastrados com a função de subcoordenadores, dentre os subcoordenadores deverá constar um jovem pesquisador doutor formado a partir de 2018.

Além disso, assim como nas demais chamada promovidas pela Fapemig, haverá ampliação do período de avaliação da produção científica e tecnológica para pesquisadoras que se tornaram mães. Ou seja, para as pesquisadoras que registraram na Plataforma Lattes licença maternidade nos últimos cinco anos, a avaliação da produção científica será feita com base em um período de tempo maior. Você pode conferir mais detalhes da mudança clicando aqui.



Últimas