Farmácia de Minas amplia atendimento nas UAIs de Belo Horizonte
Serviço para abertura de processos de medicamentos especializados chega às UAIs Barreiro e Venda Nova, facilitando o acesso da população
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ampliou o atendimento da Farmácia de Minas nas Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) de Belo Horizonte, coordenadas pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG). Além da UAI Praça Sete, os cidadãos agora também podem abrir processos para solicitação de medicamentos especializados nas UAIs Barreiro e Venda Nova.
A iniciativa facilita o acesso aos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) e torna o atendimento mais ágil e próximo da população. O serviço já está em funcionamento nas duas novas unidades, com 60 atendimentos diários em cada uma, enquanto a UAI Praça Sete mantém a capacidade de 122 atendimentos por dia, com perspectiva de ampliação.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, a medida fortalece a rede de cuidado. “Estamos aproximando o serviço do cidadão, garantindo mais eficiência no acesso aos medicamentos especializados e evitando deslocamentos desnecessários”, afirma.
O atendimento na UAI Praça Sete estão disponíveis desde 2023 e, com a expansão para Barreiro e Venda Nova, o serviço passa a alcançar diferentes regiões da capital, beneficiando diretamente os usuários da Unidade Regional de Saúde de Belo Horizonte.
Mais agilidade no atendimento
Com a inclusão das duas unidades, a capacidade diária de atendimento praticamente dobrou, o que pode beneficiar milhares de pessoas por mês. As UAIs concentram serviços públicos essenciais e oferecem atendimento com horário marcado, garantindo mais organização e previsibilidade.
De acordo com a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten, a ampliação traz mais comodidade. “Levar o serviço da Farmácia de Minas para as UAIs Barreiro e Venda Nova amplia o acesso em diferentes regiões da cidade e facilita a vida da população, que já contava com esse atendimento na Praça Sete”, destaca.
Para o diretor de Planejamento e Aquisição de Medicamentos da SES-MG, Nivaldo de Souza, a mudança traz ganhos práticos. “A entrega da documentação diretamente nas UAIs agiliza a abertura dos processos e reduz o tempo de espera para o cidadão”, explica.
Quem pode solicitar
A abertura do processo nas UAIs corresponde à primeira etapa para garantir o fornecimento dos medicamentos do Ceaf, que atualmente conta com 165 itens, em sua maioria destinados ao tratamento de doenças crônicas ou de uso prolongado
Os demais serviços da Farmácia de Minas de Belo Horizonte, como dispensação de medicamentos, inclusão de documentos e agendamento de retorno, seguem sendo realizados normalmente na unidade do bairro Carlos Prates. Não há mudanças para os usuários das demais unidades no interior do estado.
Antes de solicitar o medicamento, o cidadão deve verificar se ele está disponível e quais documentos são exigidos. Em geral, é necessário apresentar prescrição médica, laudo de solicitação preenchido e assinado pelo médico, formulário específico da doença, além de documentos pessoais, Cartão Nacional de Saúde e comprovante de residência. Os checklists completos estão disponíveis neste link.
Agendamento obrigatório
O agendamento prévio é obrigatório e deve ser feito gratuitamente pelo MG App (Google Play / APP Store) ou pelo Portal Cidadão MG. As UAIs funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Para evitar deslocamentos desnecessários, o usuário deve comparecer à unidade escolhida com toda a documentação exigida.