Farmácia de Minas beneficia cerca de 200 mil usuários em todo o estado

Apenas unidade de Belo Horizonte, que passa a funcionar no Carlos Prates, atende cerca de 2,5 mil pessoas por dia 

  • ícone de compartilhamento

Equipamento fundamental para a saúde da população, a Farmácia de Minas atende cerca de 200 mil usuários com o fornecimento de 246 medicamentos em 28 núcleos de assistência farmacêutica do estado. Por meio do Programa Estadual de Assistência Farmacêutica, também permite o acesso aos remédios fornecidos pelo Sistema único de Saúde (SUS).

A partir de 22/8, a unidade de Belo Horizonte - que atende à média de 2,5 mil pessoas por dia -,  estará em novo endereço, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, 2.777, Bairro Carlos Prates. Com a mudança, o Governo de Minas vai agilizar, ampliar e melhorar a qualidade do serviço prestado à população assistida.    

Assim como as demais unidades, a Farmácia de Minas da capital fornece remédios e tratamentos, incluindo àqueles de alto custo para algumas doenças e agravos raros e de baixa prevalência, entre eles a artrite reumatoide, fibrose cística, psoríase, mucupolisacaridose, Parkinson, hipertensão arterial pulmonar, transplante, epilepsia, lúpus, Alzheimer e outras. A entrega do medicamento é realizada de forma agendada, de maneira a organizar o atendimento e recepção dos usuários, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A unidade entrega, em média, 52 mil medicamentos por mês.  

O usuário também pode verificar a disponibilidade desses medicamentos pelo aplicativo MG App, ou pelo Portal Cidadão MG (cidadao.mg.gov.br). Em ambas as opções, o acesso é feito por meio do Menu ‘Saúde’ e, em seguida, ‘medicamentos – consulta do andamento solicitação/disponibilidade de medicamentos’. A consulta deve ocorrer, preferencialmente, em um horário mais próximo da retirada.

Outros serviços 

A nova unidade da Farmácia de Minas vai abrigar também a Rede de Frio – responsável pela armazenagem e distribuição de imunobiológicos -, a farmácia judicial e o almoxarifado da SES-MG.

Segundo a coordenadora da Farmácia de Minas de Belo Horizonte, Patrícia Oliveira, a transferência de endereço busca melhorar a atenção aos usuários. “Com a mudança, a Farmácia de Minas terá uma estrutura completamente nova e passará a funcionar em um local estratégico, próxima à estação do metrô Carlos Prates, facilitando o acesso ao cidadão”, diz Patrícia, que complementa explicando que a mudança da Farmácia de Minas, Farmácia Judicial, Rede de Frio e Almoxarifado para um mesmo local busca otimizar a gestão administrativa e gerar redução de custos.

Descentralização

Buscando ampliar e qualificar ainda mais o acesso aos medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) aos usuários, a SES-MG criou a Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (PDCEAF), que prevê a adesão dos municípios interessados em compartilhamento de algumas etapas para o acesso a medicamentos e tratamentos de seus moradores.

Segundo a gerente da PDCEAF da SES-MG, Ana Paula Ramos, ao aderir à política, são repassadas aos municípios a execução das etapas de solicitação, entrega e renovação da continuidade do tratamento. Continuam sendo de responsabilidade do estado a análise técnica dos processos e a emissão de parecer administrativo de autorização do fornecimento. “A política de descentralização proporciona benefícios para os pacientes, como maior facilidade no acesso e comodidade na retirada de medicamentos, redução das filas na farmácia, melhoria do atendimento integral à saúde do cidadão por meio do contato mais próximo com o farmacêutico, já que o processo para o acesso ocorre no município de residência do paciente. Em municípios que não aderiram, os pacientes precisam se deslocar até a Unidade Regional de Saúde, a qual seu município pertence, para dar entrada no processo de acesso e retirada do medicamento”, explica Ana Paula.

Até o lançamento da política de descentralização, esses medicamentos eram retirados apenas nos estabelecimentos da Farmácia de Minas das 28 Unidades Regionais de Saúde. Ao todo, cerca de 200 mil pacientes são contemplados pelo componente especializado em Minas Gerais.
Atualmente, 393 municípios já aderiram a PDCEAF, possibilitando que mais de 85 mil pacientes sejam, em breve, beneficiados com a entrega dos medicamentos em seus territórios.

MGApp

Aplicativo oficial do Governo de Minas, o MG App-Cidadão disponibiliza diversos serviços e variadas informações para a população mineira para proporcionar mais facilidade, assertividade e economia tanto para o cidadão quanto para os órgãos públicos. 

Pelo aplicativo ou pelo portal cidadao.mg.gov.br é possível verificar a relação de medicamentos fornecidos em Minas Gerais, consultar o andamento da solicitação e a disponibilidade dos fármacos. Para os usuários da unidade da Farmácia de Minas Gerais de Belo Horizonte, também é possível o agendamento para abertura de solicitação de medicamento especializado.

Mais informações podem ser acessadas pelo aplicativo MGApp e pelo site do portal do cidadão: cidadao.mg.gov.br.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



Últimas