Feira da Agricultura Familiar apresenta os sabores de Minas em BH

Queijos, doces, cafés, cachaça, mel e sorvete de jabuticaba são alguns dos produtos típicos do estado que estarão disponíveis no evento

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Feira da Agricultura Familiar, realizada mensalmente desde maio de 2023, numa parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), se tornou um ponto de encontro para quem busca produtos frescos e de qualidade, diretamente dos agricultores familiares.

Queijos, doces, cafés, cachaça, mel e até sorvete de jabuticaba. Esses são apenas alguns dos produtos típicos de Minas Gerais que estarão disponíveis na próxima edição da feira, promovida pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), em Belo Horizonte. Cerca de 25 barracas serão montadas no evento, oferecendo uma grande variedade de itens.

Com entrada gratuita, o evento será nesta quinta-feira (6/2), a partir das 8h, no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira, na ALMG.

Pela primeira vez participando da feira, a produtora Christiane Reis da Silva Ferreira, do município de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), irá vender temperos artesanais. São oito tipos diferentes de temperos, inclusive cremosos. Entre os ingredientes, muitas ervas, especiarias, alho e cebola. Ela conta que a família sempre produziu temperos para uso próprio ou para presentear outras pessoas. Mas desde o ano passado, ela e o marido resolveram investir na atividade com fins comerciais para ajudar a custear a faculdade de medicina do filho.

“Transformamos a atividade em negócio por necessidade e está dando certo. Sempre estamos presentes quando surge uma oportunidade de comercializar nossos temperos. E a expectativa é a melhor possível para a feira da Emater na assembleia”, afirma a produtora.

Diversidade

A feira apresenta uma diversidade de produtos e, também, de municípios representados, como cafés de Itapecerica, no Centro-Oeste de Minas, cafés de São Gonçalo do Rio Abaixo e cachaça de Congonhas, cidades da região Central do estado, doce de leite de Itaguara e os produtos de jabuticaba de Sabará, municípios da Região Metropolitana.

Ainda, não faltarão opções para os apreciadores de queijos, incluindo o tradicional Queijo Minas Artesanal da Serra do Salitre. Além disso, os visitantes encontrarão mel, farofas artesanais, plantas ornamentais, artesanato, doces diversos, tilápias, hortaliças, pães, geleias e conservas.

Segundo o coordenador regional da Emater-MG, Wagner Fanni, mais de cem produtores estão cadastrados para participar das feiras. “Para garantir a rotatividade e atender a um pedido dos próprios agricultores, a Emater-MG adota um sistema de rodízio entre os expositores ao longo do ano. Assim, todos têm a oportunidade de participar, promover e vender seus produtos”, explica.

Mais feiras

A Feira da Agricultura Familiar da ALMG, realizada na primeira quinta-feira de cada mês, integra um conjunto de eventos promovidos pela Emater-MG em diferentes locais da capital e municípios vizinhos. A empresa também organiza as feiras que fazem parte de um projeto desenvolvido em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Associação dos Técnicos Agrícolas de Minas Gerais (Atamg).

O projeto, financiado com recursos do Comitê Gestor do Dano Moral Coletivo – provenientes de indenizações pelo rompimento da barragem de Brumadinho, em 2019 –, prevê a realização de feiras para fortalecer a agricultura familiar e incentivar o consumo de produtos regionais.

Para 2025, a Emater-MG estima que serão realizadas aproximadamente 30 feiras da agricultura familiar em Belo Horizonte e região.



Últimas