Feriado de Tiradentes registra alta movimentação turística em Minas Gerais

Hotéis no estado tiveram média de ocupação de 92,3% no feriado prolongado

  • ícone de compartilhamento

John Brandão

Com o feriado de Tiradentes, Minas Gerais apresentou sólida recuperação turística. O resultado positivo, reflexo das ações do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) garantiram alta movimentação nos hotéis durante o período de 20 a 24/4. Dados da Associação Mineira de Hotéis de Lazer indicam que a taxa de ocupação em Minas teve média de 92,3%.

Alguns municípios apresentaram resultados semelhantes, como aponta levantamento realizado pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG). Em Tiradentes, no Campo das Vertentes, o resultado foi de 93,5%; em São Lourenço, Sul do estado, aproximadamente 80%, e Ouro Preto, também na região Central, registrou cerca de 90% de ocupação em seus meios de hospedagem. No período do feriado de Tiradentes, a expectativa era de mais de 278 mil pessoas no estado. 

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, o resultado da movimentação turística em Minas no feriado de Tiradentes ressalta a grande relevância que Minas Gerais tem alcançado no cenário nacional. Segundo o titular da Secult, o estado tem se tornado tendência no turismo brasileiro, e o destino Minas Gerais se consolida como uma rota cada vez mais buscada pelos turistas.

“Nosso estado concentra uma diversidade enorme de atrações turísticas e culturais, e é justamente essa transversalidade entre esses dois setores, a cultura e o turismo, que nos coloca numa posição de destaque. A nossa mineiridade, a já reconhecida hospitalidade do povo mineiro e tantos outros aspectos característicos de Minas Gerais têm reforçado nossa imagem no país inteiro como um excelente destino turístico”, destaca Oliveira.

Durante o feriado da Semana Santa, os números consolidados pelo OTMG também indicaram uma recuperação plena do setor, com relevantes índices de movimentação. Em Belo Horizonte, por exemplo, a taxa de ocupação hoteleira foi de 47,61%, entre os dias 10 e 16/4. Nesse período, o segmento registrou faturamento total de R$ 5,5 milhões.

No ambiente virtual

Minas Gerais também segue despertando o interesse de internautas de todo o país. No portal www.minasgerais.com.br, que é um veículo da Secult para a divulgação das atividades turísticas e culturais no estado, foi registrado grande volume de visitações durante o período do feriado de Tiradentes. O tráfego entre os dias 18 e 23/4 foi de 10.182 acessos. E a média diária de visitas em páginas do site foi de 1.697 cliques.

Em relação à semana anterior ao feriado, houve um aumento de 91% de interações no ambiente virtual. Entre os atrativos mais acessados no feriado de Tiradentes, estão a Gruta Do Maquiné, as cachoeiras do Urubu e do Índio, a Gruta Do Baú, as cachoeiras do Paiolinho e do Dimas, a Estância Hidromineral do Barreiro, a Cachoeira Do Gavião, a Cachoeira Do Tombador e o Pico de São Domingos.



Últimas