Final da 22ª edição do Prêmio BDMG Instrumental é neste fim de semana em Belo Horizonte

Prêmio consagra destaques da música instrumental mineira, com apresentações dos finalistas

BDMG / Divulgação

Entre 26 e 28/5, ocorre a 22ª edição do Prêmio BDMG Instrumental, já reconhecido em Minas Gerais e no Brasil por sua importância no fomento e na valorização da produção da música instrumental. Ao todo, se apresentam 12 artistas classificados para a final na sexta-feira (26/5) e no sábado (27/5). No domingo (28/5) acontece a finalíssima com os selecionados para a última etapa. Neste mesmo dia, o artista Gladston Vieira, vencedor do Prêmio Marco Antônio Araújo 2023 apresenta um pocket show do álbum “À Vontade”. E há, ainda, a entrega do Prêmio Flávio Henrique 2023, para as cantoras Nath Rodrigues e Augusta Barna. As apresentações são gratuitas e acontecem no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte.

Na sexta-feira (26/5), aos shows iniciam às 20h, e estão previstas as apresentações dos artistas Juventino Dias (trompete), André Oliveira (violão 7 cordas), Igara (piano), Luiz Camporez (guitarra), Samy Erick (guitarra), Marcos Silva-Santos (violão). Já no sábado (27/5), as apresentações iniciam às 19h, com a Camila Rocha (contrabaixo), Gilson Brito (violão), Araçá Quarteto (flauta transversal, violão 7 cordas, cavaco e percussão), Guilherme Vicens (violão), Ravi Kefi (piano) e Ana Clara Guerra (violão). No domingo (28/5), a partir das 18h, será feita a apresentação dos artistas selecionados para a última etapa da final.

Esta edição do Prêmio BDMG Instrumental teve 36 inscrições habilitadas, tornando o trabalho dos curadores bastante desafiador. A música apresentada pelos inscritos representa o pluralismo da produção musical de Minas Gerais, indo do choro a sonoridades experimentais mais contemporâneas e passando pela música instrumental repleta de improvisações e influenciada pelo samba-jazz, o fusion e as harmonias mineiras.

Prêmio Marco Antônio Araújo

O Prêmio Marco Antônio Araújo, que completa 11 anos de existência, consagra o melhor álbum de música instrumental autoral produzido no ano anterior à premiação. A pluralidade da música mineira se manifestou dentre os nove álbuns concorrentes, sendo o vencedor o disco À Vontade, de Gladston Vieira, que conta com 11 faixas e participações de Caetano Brasil, Carolina Serdeira e Jorge Helder. Gravado no estúdio da Bituca – Universidade de Música Popular, em Barbacena, o trabalho traz referências do samba jazz, baião, maracatu, choro com sonoridade jazzística e da música cubana. O artista apresenta o pocket show do álbum vencedor, às 21h, no domingo.

O 22º Prêmio BDMG Instrumental e o Prêmio Marco Antônio Araújo são realizados pelo BDMG Cultural, com apoio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Prêmio Flávio Henrique

Neste ano, o resultado do Prêmio Flávio Henrique 2023 teve, pela primeira vez, a consagração de dois álbuns, sendo eles das artistas Augusta Barna, com “Sangria Desatada”, e Nath Rodrigues, com “Fio”, como os melhores discos de canção autoral mineira lançados em 2022. Desde 2018, o prêmio homenageia o artista mineiro Flávio Henrique, no intuito de preservar a sua inquietação artística e a sua dedicação à música.

Veja a programação completa neste link.

22ª edição do Prêmio BDMG Instrumental

Datas e horários

26/5/2023 (sexta-feira), às 20h

27/5/2023 (sábado), às 19h