Fórum de Temáticas Esportivas aponta prioridades do esporte em Governador Valadares

Segunda edição do evento aconteceu nessa semana e reuniu 13 municípios do Vale do Rio Doce

  • ícone de compartilhamento

Sedese / Divulgação

A Diretoria Regional (DR) de Governador Valadares recebeu a segunda edição do Fórum de Temáticas Esportivas (Forte). O evento realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG) foi formatado e executado pela Subsecretaria de Esportes (Subesp) para contribuir no aprimoramento das políticas públicas esportivas estaduais. O Fórum reuniu representantes de 13 municípios do Vale do Rio Doce e ativistas da área esportiva. O evento aconteceu nos dias 16 e 17/5. 

ICMS Esportivo, Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, Melhor Geração e Bolsas Atleta e Técnico foram alguns dos temas abordados durante a programação do primeiro dia. As políticas públicas entregues pela Sedese foram detalhadas pelos servidores da Subesp para que os participantes pudessem conhecer melhor e usar os benefícios de maneira mais assertiva, em proveito da população.

Ana Caroline Valeriano, analista de Políticas Públicas da Sedese e membro do Forte, avaliou como extremamente produtivo o encontro. “As reuniões presenciais são mais eficientes para levarmos o conhecimento à população. Quando visitamos as regionais, percebemos que muitos dos envolvidos desconhecem os programas que podem beneficiá-los junto à comunidade que eles atuam", explica. 

No segundo dia, foi realizada uma proposição de ideias pelos gestores, que apresentaram suas reivindicações locais dentro das temáticas: Esporte Educacional; Esporte para o Desenvolvimento Social e Saúde Geral e Esporte para Excelência. O objetivo da dinâmica foi desenvolver, a médio e longo prazo, um planejamento para as políticas esportivas do estado, dando protagonismo ao território.

Ao término das apresentações de cada uma das propostas, as três mais votadas foram relacionadas para compor o documento que finalizou o Forte da DR de Governador Valadares. São elas:

1ª - Aquisição de veículos próprios para as Secretarias de Esporte;

2ª - Criação de uma rede de gestores estaduais;

3ª - Criação de políticas esportivas exclusiva para mulheres.

As demais também serão encaminhadas ao subsecretário de Esportes, Antônio Eduardo Miranda e à secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá.  

Willian Vieira da Silva, secretário municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer de Capitão Andrade, defendeu a proposta campeã de votos sobre a importância da aquisição de veículo próprio para a Secretaria de Esportes e ratificou a importância dos encontros regionais: “Nós precisamos do estreitamento das relações entre a capital e o interior. Descobrimos nossas necessidades quando conhecemos o que as cidades estão sofrendo”.

O Forte é fruto de parceria entre a Sedese com o Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região (CREF6-MG), e conta com o apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM). O próximo Fórum está previsto para junho na DR de São João del Rei.

Futebol feminino

Durante o Forte, a Sedese iniciou pesquisa sobre a prática de futebol feminino em Minas Gerais para subsidiar o mapeamento das condições atuais e propor novas políticas públicas para a área. Governador Valadares foi a segunda DR que participou da pesquisa, que poderá ser aplicada nos demais encontros do Fórum. A ação foi planejada em alinhamento com a Estratégia Nacional para o Futebol Feminino, iniciativa do Ministério do Esporte que prevê o fomento do futebol feminino profissional e amador no Brasil.



Últimas