Fundação Ezequiel Dias abre inscrições do programa Quero Ser um Cientista para escolas em 2026
Iniciativa oferece vivência lúdica sobre pesquisa e saúde pública para crianças
A Fundação Ezequiel Dias (Funed), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), está com inscrições abertas para a edição 2026 do programa Quero Ser um Cientista. Escolas públicas e particulares podem cadastrar turmas da educação infantil e do 1º ano do ensino fundamental para uma experiência que aproxima os pequenos do universo da pesquisa e da produção de conhecimento em saúde.
Ao todo, serão atendidas sete instituições, conforme a ordem de inscrição. O cadastro pode ser feito a partir desta quinta-feira (12/2), por meio de formulário disponível neste link. Assim que o limite de vagas for alcançado, o sistema será automaticamente encerrado.
“É um momento em que as crianças assumem o protagonismo e direcionam a atividade. Além da satisfação em ver o interesse e a curiosidade dos participantes, que encantam os entrevistados, é muito divertido, pela sinceridade e espontaneidade desses pequenos”, afirma a coordenadora do Serviço de Popularização da Ciência da Funed, Priscila Tavares.
Sobre o programa
A iniciativa integra as ações de popularização da ciência desenvolvidas pela Funed e é voltada a crianças de três a seis anos. Durante a visita, os estudantes participam de atividades interativas em um espaço aberto, preparado para estimular a curiosidade e o aprendizado.
A programação inclui jogos educativos em uma ambientação temática sobre animais peçonhentos. Em seguida, os participantes conhecem o caminhão do Programa Ciência em Movimento e conversam com um pesquisador da instituição, em um momento dedicado a perguntas e descobertas sobre o trabalho científico.
Depois da conversa, as crianças acompanham experimentos práticos e fazem um passeio pela biblioteca científica e histórica da fundação. O roteiro também apresenta a réplica do laboratório de Ezequiel Dias, fundador da instituição, permitindo o contato com parte importante da memória da saúde pública em Minas Gerais.
Com linguagem acessível e atividades pensadas para a faixa etária, o programa busca despertar o interesse pela ciência desde cedo e fortalecer a relação entre conhecimento, educação e cidadania.