Fundação Ezequiel Dias destaca pesquisas e reforça prevenção no Dia Mundial do Câncer

Data reforça importância da autocuidado, do diagnóstico e dos avanços em estudos e tratamentos no combate à doença 

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O Dia Mundial do Câncer, celebrado no dia 4 de fevereiro, é uma iniciativa organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem como objetivo ampliar a conscientização da população sobre a doença e incentivar a prevenção, reforçando a importância da informação e da pesquisa científica no combate ao câncer, um problema que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Nesse contexto, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) desenvolve estudos voltados a diferentes tipos e subtipos da doença, com foco na compreensão dos tumores mais resistentes, nos avanços em terapias e nos resultados a partir das pesquisas realizadas. 

A data chama atenção para a gravidade do câncer e da necessidade de ações de prevenção e diagnóstico precoce. Segundo os dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), no período de 2024 a 2025, no estado, foram contabilizados 51.168 óbitos por cânceres. 

Prevenção 

De acordo com a chefe do Serviço de Biologia Celular da Funed, Luciana Maria Silva, que atua há cerca de 30 anos em estudos voltados ao câncer, a data tem papel fundamental na conscientização da sociedade, ao alertar para os riscos da doença e para a importância da prevenção por meio de bons hábitos, como a alimentação saudável, a prática de atividades físicas e do uso de protetor solar. 

“Esse dia serve para alertar que o câncer é uma doença que está entre nós, sendo extremamente agressivo, mas que, graças à ciência e à medicina, já conta com tratamentos capazes de controlar a enfermidade. Além disso, é importante evitar fatores de risco como tabagismo e o consumo excessivo de álcool, e realizar autoexames e exames preventivos”, destaca. 

Avanços nas pesquisas 

Segundo a pesquisadora, o trabalho desenvolvido na Funed envolve diferentes formas de estudos que buscam compreender o comportamento dos tumores, testar novas substâncias e contribuir para o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de diagnóstico e tratamento. Atualmente, as pesquisas desenvolvidas na Fundação, abrangem diversos tipos de cânceres: os de mama, ovário, pulmão, colorretal, estômago, sistema nervoso central e leucemia.

Entre os principais avanços, são destacados os estudos voltados à descoberta de novas substâncias com potencial para o tratamento do câncer e a compreensão dos fatores que levam alguns tumores a resistirem às terapias já existentes. “Esse trabalho permite identificar novas possibilidades terapêuticas e contribuir para o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes e direcionados, capazes de melhorar a resposta dos pacientes e ampliar as chances de controle da doença”, afirma Luciana. 

As pesquisas também envolvem parcerias com hospitais de Belo Horizonte, o que possibilita a análise de amostras clínicas de pacientes oncológicos. Essa troca entre pesquisa e prática clínica fortalece os estudos desenvolvidos na Funed e contribui para avanços mais próximos da realidade dos tratamentos aplicados na população. 

Nesse cenário, a Funed se destaca pelo investimento em pesquisa, inovação e formação de profissionais, com infraestrutura especializada e utiliza tecnologias avançadas para o desenvolvimento de estudos oncológicos. Além disso, promove a capacitação de alunos, desde o programa institucional de iniciação cientifica até o mestrado profissional em Biotecnologia, contribuindo para o avanço científico e para a criação de soluções que possam impactar diretamente o diagnóstico e o tratamento do câncer. 



Últimas