Fundação Hemominas lança campanha para abastecer o banco de sangue neste pré-Carnaval

Aumento do número de pessoas transitando pelas cidades mineiras acende o alerta sobre a situação dos estoques

  • ícone de compartilhamento

Hemominas / Divulgação

“Ô abre-alas, que a vida quer passar!” Com esse apelo, a Fundação Hemominas convida os foliões a fazerem a doação de sangue no período que antecede o Carnaval. Sabe-se que grande parte da população está aguardado ansiosamente para poder aproveitar a folia, depois de um longo período longe da festa devido à pandemia. E a Hemominas também se une a essa alegria, mas se preocupa com um outro lado dos festejos: a ansiedade vem, porque, neste período, as pessoas costumam deixar de doar.

A necessidade de sangue nos hospitais e serviços de saúde não dá folga. E pode até aumentar, devido a uma maior movimentação de carros, ônibus e pessoas transitando pelas estradas e rodovias do estado. Neste sentido, além de assegurar o fornecimento de sangue para os serviços rotineiros – pacientes com doenças hematológicas e cirurgias eletivas – a Hemominas precisa estar preparada para atender às urgências e emergências que chegam aos hospitais públicos e particulares conveniados em toda Minas Gerais.

Por isso, a Hemominas está promovendo uma campanha de incentivo à doação de sangue, convidando blocos e escolas de samba a formarem um cordão de solidariedade e convocar toda a população mineira a fazer uma doação de sangue em qualquer uma de suas unidades.

Como aderir

As escolas de samba e os blocos caricatos e de rua podem participar da campanha gravando um vídeo, alertando os foliões para a necessidade de doar sangue antes de cair na folia! O vídeo será veiculado nas redes sociais da Hemominas (@hemominas) em post colaborativo e, ao enviar o vídeo, os participantes estarão concordando, voluntariamente, em ceder o uso da sua imagem para captação de doadores durante o Carnaval 2023. Não haverá, em nenhuma hipótese, cachê ou ajuda financeira para os que concordarem em participar.

Independentemente do envio do vídeo, será muito importante que os blocos e escolas de samba, durante seus ensaios e desfiles, incentivem seus seguidores a realizar uma doação de sangue no período que antecede o Carnaval e depois da festa também.

A Hemominas está habituada a receber grupos e caravanas de doadores durante todo o ano. E cada bloco e/ou escola de samba pode entrar em contato com o setor de captação de doadores da unidade Hemominas mais próxima para receber as informações sobre como realizar a doação em grupos, caso prefiram comparecer em conjunto para fazer a doação. Os endereços, horários de atendimento e contato das unidades em todo o estado podem ser encontrados neste link.



Últimas