Funed participa da 47ª Reunião Mundial do Comitê de Rotulagem

O objetivo é desenvolver padrões e normativas que contribuem para relações comerciais mais justas, segurança e qualidade do comércio internacional de alimentos

  • ícone de compartilhamento

Codex / Divulgação

A Fundação Ezequiel Dias (Funed), representada pela servidora Valéria Martins, esteve presente na 47º reunião do Codex Committee on Food Labelling (CCFL), em Gatineau, cidade da província de Quebec, no Canadá. No encontro, foram discutidos temas como rotulagem de alérgenos e propostas de diretrizes sobre rotulagem de precaução de alérgenos, rotulagem de informações via comércio eletrônico (e-commerce), rotulagem de bebidas alcóolicas e alegações de sustentabilidade. Além disso, foi firmado o início de um novo trabalho eletrônico, referente aos açúcares e ácidos graxos adicionados em produtos.

Criado em 1963, o Codex Alimentarius é um programa conjunto da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação / Organização Mundial da Saúde (FAO/OMS). Seu objetivo é desenvolver padrões e normativas que contribuem para as relações comerciais mais justas, segurança e qualidade do comércio internacional de alimentos. As atividades do Codex são divididas por comitês de assuntos específicos e, entre eles, está o Codex Committee on Food Labelling (CCFL), que desenvolve diretrizes sobre a rotulagem de alimentos.

A delegação brasileira contou com a presença da chefe do Serviço de Análise de Rotulagem do Instituto Octávio Magalhães (IOM/Funed), Valéria Martins, além de representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e fiscais federais do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). “A reunião foi muito positiva, pois conseguimos impedir o avanço de temas que poderiam trazer preocupação comercial para o Brasil, como: sustentabilidade e a proposta de manter a soja entre o grupo de alimentos reconhecidos como alérgeno regional”, ressaltou a chefe de serviço.

Valéria reforçou ainda a importância da participação da Funed neste fórum mundial, sendo o único Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) a compor o grupo técnico de trabalho junto à Anvisa. “Como as normas Codex são referendadas no mundo e auxiliam na consolidação das normas nacionais, é extremamente gratificante participar de um grupo tão seleto de trabalho. Além disso, os temas são muito importantes e relevantes para as análises laboratoriais desenvolvidas na Divisão de Vigilância Sanitária e Ambiental da Funed, o que contribui para a proteção da saúde do consumidor”, afirma.



Últimas