Governador anuncia investimentos em Saúde e Educação no município de Barão de Cocais

Valores serão aplicados nas obras de duas Unidades Básicas de Saúde e na reforma de uma escola da cidade

O governador Romeu Zema anunciou, nesta quinta-feira (2/12),  investimentos para a Saúde e Educação do município de Barão de Cocais, na região Central do estado. O aporte, anunciado em um evento no centro da cidade, será utilizado em obras das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, também, na reforma da quadra da Escola Estadual Padre Heitor.

Ainda no evento, o governador ressaltou a realização da obra de pavimentação da MG-262, no trecho entre Caeté e Barão de Cocais, incluindo a implantação do contorno de Barão de Cocais e a construção de pontes. A obra, que já foi iniciada, conta com 28,5 quilômetros de vias, com valor estimado de R$ 99,5 milhões de investimento.

Ainda na cidade, o governador visitou as obras. O chefe do Executivo destacou as intervenções no município e o avanço nas obras em todo o estado.

"Estou muito satisfeito aqui hoje, pois estamos reduzindo mais um pouco o cemitério de obras inacabadas que se transformou Minas Gerais. São mais duas UBS que estavam há anos aguardando verba para conclusão, uma no bairro Leão XIII e outra no Capim Cheiroso. O recurso já foi enviado para a prefeitura. E tem também a tão sonhada ligação entre Barão de Cocais e Caeté, que é uma obra que há anos todos aguardam. Nós estamos conseguindo avançar em Minas, porque estamos equilibrando as contas e arrumando a casa. E eu, como governador, faço questão de dar o exemplo de economia", disse.

UBS

Na Saúde, o Estado disponibilizou ao município cerca de R$ 1 milhão para a retomada de obras em duas UBS da cidade, que estavam paralisadas há anos. Os recursos já foram repassados e serão aplicados pelo município.

A UBS Serra Villa, no bairro Leão XIII, uma antiga demanda da população, com a aplicação do investimento, deverá ser entregue pelo município em fevereiro de 2022.

Já a UBS Capim Cheiroso, que está paralisada há aproximadamente sete anos, receberá os recursos para concluir a fundação da unidade. A prefeitura vai completar o aporte com recursos próprios. A construção, que deverá ser licitada em janeiro, tem previsão de início das obras para o próximo ano.

Reforma na Escola

O governador visitou também a Escola Estadual Padre Heitor, que atende a cerca de 520 alunos de anos finais e ensino médio. A unidade foi contemplada pelo programa Mãos à Obra na Escola, com o valor de R$ 427,2 mil. Com isso,  terá a quadra poliesportiva reformada com inclusão de cobertura.

A obra está em vias de ordem de início. Em março deste ano, a escola também foi contemplada no mesmo programa com o valor de R$ 300 mil para realização de uma reforma geral.

A partir de 2022, a unidade terá o Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), por meio do programa de expansão anunciado neste ano pelo governo. Será a primeira unidade da cidade a contar com o programa.

A escola ainda recebeu R$ 50,5 mil para compra de mobiliários e equipamentos diversos, como aparelhos de som, ventiladores e eletrodomésticos. A unidade receberá ainda do governo estadual 175 conjuntos de carteiras para alunos e cinco conjuntos para professores, totalizando R$ 63,2 mil em investimentos.

Por fim, a Escola Estadual Padre Heitor recebeu também R$ 34,2 mil para manutenção predial, como pintura e substituição de vidros, e R$ 30,4 mil para o fortalecimento da aprendizagem.

Investimentos em Barão de Cocais

Ao todo, três escolas estaduais em Barão de Cocais foram contempladas com recursos do programa Mãos à Obra, totalizando cerca de R$ 2,3 milhões de investimento.

Além disso, as escolas estaduais da cidade receberam um investimento de R$ 843,2 mil para compra de mobiliários e equipamentos diversos. E vão receber ainda 22 conjuntos para professores e 730 conjuntos de carteiras de aluno, em um investimento total de R$ 262,9 mil.