Governador anuncia recursos e melhorias para a Saúde em Passos, no Sul de Minas

Serão liberados R$ 850,8 mil para a retomada da obra da UBS, além de verbas para a Santa Casa e o Samu Regional, beneficiando 154 municípios da região

Zema ressaltou a importância deste anúncio em passos e reiterou que novas obras serão retomadas e finalizadas no estado

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou nesta quinta-feira (7/10) o repasse de recursos para a Saúde do município de Passos, no Sul do estado. Os valores serão utilizados para a retomada da obra de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade, para a Santa Casa de Misericórdia e para o Samu Regional.

Marcelo Barbosa / Imprensa MG

A principal medida anunciada durante evento na Câmara Municipal é a destinação de R$ 850,8 mil para a retomada da obra da UBS, que está paralisada. O recurso é referente à segunda parcela de restos a pagar de uma resolução de 2012. A primeira parcela já havia sido repassada ao município.

“Não há como um Estado dar certo se a Saúde não funciona. Este anúncio aqui em Passos é um momento simbólico e emblemático, pois estamos reduzindo mais uma obra que fazia parte do grande cemitério de obras de Minas Gerais”, disse o governador, que também destacou os benefícios da aplicação do recurso.

Ainda de acordo com Zema, novas obras serão retomadas e finalizadas no estado.

“O secretário de Saúde tem a incumbência de terminar 70 UBSs que ficaram inacabadas em Minas. Ou seja, um grande cemitério só de Unidades Básicas de Saúde, sem contar com o volume de outras obras que ficaram no meio do caminho. Portanto, é uma satisfação muito grande estar aqui para fazer esse anúncio”, afirmou.

Serviço de urgência

O Samu Regional Sul também terá mais recursos, com o repasse de mais R$ 869 mil mensais ao serviço de urgência. Com isso, além de Passos, todos os 153 municípios da macrorregião Sul serão beneficiados.

Investimentos

Além disso, a Santa Casa de Misericórdia de Passos receberá R$ 4,9 milhões a mais, anualmente, com a nova política da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o Valora Minas. Os repasses têm início previsto para novembro e serão diluídos em parcelas mensais.

Esse aumento de recurso visa à ampliação do acesso e melhoria na qualidade dos serviços prestados, ampliação de leitos, oferta de novos serviços e aumento da resolubilidade, principalmente nas especialidades de média complexidade.

Passos também passa a fazer parte do programa Saúde em Rede neste mês de outubro. O objetivo é promover melhorias no atendimento à população, com menos filas para consultas, mais satisfação no atendimento, além de uso mais eficiente dos recursos públicos.

O secretário de Saúde de Minas, Fábio Baccheretti, ressaltou as medidas como um legado que ficará à disposição dos mineiros.

“São várias notícias boas e importantes já pensando no legado pós-pandemia para a Saúde de Minas Gerais. Essa nova política do Valora Minas é a prova de que valorizamos a eficiência. Não existe nenhum critério que não seja técnico na política de saúde hospitalar do Estado. Estamos fazendo o certo, sem política com recurso público, pensando no benefício para a população”, pontuou.

Visita à Uemg

Ainda cumprindo agenda na cidade de Passos, o governador se reunirá com os nomeados da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) - Unidade Passos, em um café da manhã, nesta sexta-feira (8/10). Ao todo, foram 23 empossados neste ano e 48 em 2020. Além disso, há novo concurso em andamento.