Governador assina pacote que resultará em R$ 1,9 bilhão em investimentos para Minas Gerais

Iniciativa deverá gerar cerca de 3 mil novos empregos diretos para o estado nos próximos anos

O governador Romeu Zema assinou nesta sexta-feira (11/12), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, um pacote de investimentos com empresas que implantarão ou ampliarão suas participações em Minas Gerais nos próximos anos. A iniciativa é fruto de tratativas entre as empresas e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), via Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior do Estado (Indi), e representam R$ 1,9 bilhão em investimentos e a geração de 2.924 empregos diretos.

Zema ressaltou o trabalho de sua gestão em simplificar e valorizar quem quer investir no estado. O acumulado de investimentos entre 2019 e 2020 é um número expressivo de R$ 87,7 bilhões em atração de novos negócios ou ampliação, o que corresponde a três vezes mais o valor de investimentos nos quatro anos do governo anterior.

Gil Leonardi / Imprensa MG

“Conseguimos implementar uma outra velocidade de Investimentos no estado nesses dois anos. É com a geração de empregos que vem o desenvolvimento. Fico muito feliz, pois o governo tem feito tudo o que está ao seu alcance. Fizemos um revogaço, eliminando mais de 140 decretos e portarias”, afirmou o governador, explicando que estas medidas diminuíram a burocracia e agilizaram os processos, principalmente para as micro e pequenas empresas.

Segundo o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o resultado é fruto de um trabalho conjunto e se deu após o direcionamento e premissas desta gestão para melhorar o ambiente de negócios no estado.

“Demos prioridade e dinamicidade para aqueles que querem empreender em Minas Gerais. Somos um governo que preza pela liberdade econômica, simplificação e valorização do trabalho e geração de produtos, riquezas e resultados”, afirmou Passalio.

Desenvolvimento regional

As 13 empresas investirão em diferentes regiões do estado e são de diversas áreas de atuação, entre elas alimentícia, empreendimentos imobiliários, energia solar, entre outros.

A chegada dos investimentos demonstra que, apesar da grave crise econômica, o Governo de Minas atuou de forma responsável, agindo em diversas frentes para geração de emprego e renda, sendo o Estado amigo do empreendedor.

Também participaram da cerimônia os deputados estaduais Bosco, Coronel Sandro e Gil Pereira, secretários de estado, prefeitos, empresários e o diretor-presidente do Indi, Thiago Toscano.

Balanço

Até novembro de 2020, Minas Gerais registrou a atração de R$ 27,4 bilhões em investimentos e geração de 16.215 empregos. Somados aos anúncios desta sexta-feira, a projeção é que o Governo de Minas Gerais feche o ano de 2020 com R$ 32 bilhões em novos negócios.

Protocolos de Investimento

Região Central:

Empresa: Lactalis
Projeto: projeto de fatiamento de queijos
Município: Sabará
Investimento: R$ 10,5 milhões
Empregos diretos: 50

Empresa: Jardim Panc Comércio e Distribuição de Bebidas
Projeto: expansão de produção de bebidas destiladas
Município: Nova Lima
Investimento: R$ 1,7 milhão
Empregos diretos: 25

Empresa: Dallas Airmotive
Projeto: Centro de Serviços e Reparos de Motores
Município: Belo Horizonte
Investimento: R$ 37 milhões
Empregos diretos: 52

Empresa: Serta Transformadores Indústria Comércio Importação e Exportação
Projeto: implantação da nova linha de transformadores, retificadores e bobinas
Município: Santa Luzia
Investimento: R$ 3,7 milhões
Empregos diretos: 12

Empresa: Pró-eficiência Solução para Agronegócios S/A
Projeto: Expansão da unidade fabril para fabricação do cocho eletrônico
Município: Betim
Investimento: R$ 5,2 milhões
Empregos diretos: 21

Empresa: Gerdau Açominas
Projeto: Projetos visam garantir a continuidade das operações de Miguel Burnier, com destaque para a Pilha de Disposição de Rejeitos (PDR) do Sardinha e filtragem de rejeitos, a ser implantada para substituir a utilização de barragem de rejeitos. Também estão previstos um terminal ferroviário e um mineroduto
Município: Ouro Branco
Investimento: R$ 608 milhões
Empregos diretos: 120

Empresa: Jaguar Minning
Projeto: Sondagem e pesquisa para viabilizar uma jazida de ouro
Município: Caeté
Investimento: R$ 15 milhões
Empregos diretos: 75

Alto Paranaíba:

Empresa: Bem Brasil Alimentos
Projeto: Expansão da unidade de Perdizes
Município: Perdizes
Investimento: R$ 700 milhões
Empregos diretos: 150

Zona da Mata:

Empresa: Tangará Importadora e Exportadora S.A.
Projeto: Indústria de Composto Lácteo
Município: Manhuaçu
Investimento: R$ 65 milhões
Empregos diretos: 220