Governador conhece as principais ações do Sebrae Minas para fomentar o empreendedorismo

Governo de Minas e entidade querem unir mais esforços para potencializar a economia mineira

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Gil Leonardi / Imprensa MG

O governador Romeu Zema visitou, nesta sexta-feira (3/2), a sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte, para conhecer de perto como a entidade promove a competitividade e o desenvolvimento das micro e pequenas empresas (MPEs).

Acompanhado do presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo de Souza e Silva, e demais membros do Conselho, Zema assistiu a uma apresentação de como o Sebrae oferece suporte gerencial aos negócios.

Em 2022, a entidade atendeu 1,057 milhão de pequenas empresas, contra 765 mil, em 2021, e 391 mil, em 2020, nas seguintes áreas de atuação: Turismo, Varejo, Artesanato e Economia Criativa, Alimentos e Bebidas, Indústria e Agronegócio.

Hoje, a estrutura do Sebrae Minas está distribuída por todo o estado por meio de nove escritórios regionais, 58 agências, 75 parcerias de atendimento e 376 Salas Mineiras do Empreendedor.

Capilaridade e parceria

A capilaridade da entidade chamou a atenção do governador, que destacou que Minas Gerais precisa ter cada vez mais empreendedores bem orientados e capacitados.

“Isso é fundamental para que os empresários sejam bem-sucedidos nos setores onde atuam. O Governo de Minas já trabalha em conjunto com o Sebrae Minas, mas temos um potencial para fazermos muito mais em áreas afins”, afirmou.

Marcelo de Souza e Silva também acredita que é possível unificar os esforços para potencializar os negócios em Minas. “Podemos unir esforços e reduzir custos para colocarmos em prática políticas públicas capazes de fomentar o desenvolvimento econômico”, explicou.

Gil Leonardi / Imprensa MG


Educação

Romeu Zema também visitou as dependências da Escola de Formação Gerencial do Sebrae (EFG) e conversou com estudantes dos cursos técnicos de Administração e Marketing, que explicaram um pouco mais sobre o funcionamento da escola e os conteúdos trabalhados dentro e fora da sala de aula, além dos planos para a carreira profissional.

A EFG tem a proposta de formar cidadãos empreendedores utilizando uma metodologia inovadora, que alia as disciplinas básicas do Ensino Médio ao curso técnico em tempo integral.

Raio X

Atualmente, há um universo de 3 milhões de empreendimentos em Minas Gerais, sendo que 99% deste total são micro e pequenos estabelecimentos. Na composição, 51% são Microempreendedores Individuais (MEIs), 27% MPEs e 22% produtores rurais.    



Últimas